Descobertas novas espécies de dinossauros: o primo do grande Tiranossauro Rex

Published

on

Conheça o Torvosaurus gurneyi, um dinossauro Jurássico recém-identificado, que pode ter sido o maior predador terrestre na Europa. Em um estudo publicado na revista PLoS One, os cientistas descrevem o dinossauro de cinco toneladas – do tamanho de um ônibus -, semelhante ao primo norte-americano Tyrannosaurus rex, com dentes em forma de lâmina, um focinho alongado e braços e garras ainda maiores.

“Ele era enorme, mas não do tamanho de um T.rex, o que era de se esperar”, diz Luis Chiappe, do Instituto Dinossauro do Museu de História Natural de Los Angeles. “No final do dia, os dinossauros predadores do Jurássico não eram tão grandes quanto os do Cretáceo. Os maiores dinossauros viveram no período Cretáceo”, explica Luis.

Os fósseis do Torvonossauro gurneyi foram descobertos em 2003, na Lourinhã, Portugal, uma região exuberante rica em fósseis, com vegetação durante o Período Jurássico. Descobertos por um paleontólogo amador, os ossos pareciam pertencer às espécies norte-americanas de Torvossauross. A América do Norte era próxima de Portugal há 150 milhões de anos. Mas o osso da boca descoberto em 2003 tem uma forma e estrutura diferente que o do T. tanneri, e os dentes deste são em maior número, sugerindo que a descoberta seja de uma nova espécie.

“Este não é o maior dinossauro predatório que conhecemos. O Tiranossauro, o Carcarodontossauro e o Giganotossauro do Cretáceo eram animais maiores”, disse o co-autor, Christophe Hendrickx. “Com um crânio de 115 cm, o Torvossauro gurneyi foi, porém, um dos maiores carnívoros terrestres nesta época, e um predador ativo que caçava outros grandes dinossauros, pois os dentes formam uma lâmina de até 10 cm”, explica Christophe.

Em 2005, alguns embriões de dinossauros foram descobertos no sítio de Portugal, e foram mais tarde descritos em um estudo de 2013. Os embriões de dinossauros estão entre os mais antigos já encontrados, e agora têm sido atribuídas ao T. gurneyi.

O T. gurneyi foi nomeado por influência do “paleo-artista” James Gurney, o criador dos livros ilustrados de fantasia “Dinotopia”, publicados pela primeira vez em 1992. “Eu descobri este livro quando era criança”, conta Hendrickx . “Queria homenagear este artista.” Gurney diz à NBC News que “estava completamente emocionado, honrado e surpreso” com o novo nome do dinossauro.

© 2014, iScience Times

Trending

Sair da versão mobile