Connect with us

Descubra o poder dos alimentos funcionais na nutrição estética

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Como a Gastronomia Funcional pode potencializar a nutrição estética, atuando como importante instrumento de saúde? No próximo dia 16, durante o Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética, um dos mais importantes eventos para atualização científica no universo da nutrição estética, a chef de cozinha Lidiane Barbosa vai explicar, durante uma palestra, como determinados tipos de alimentos ajudam a manter a saúde e a beleza.

Considerada a gastronomia inteligente, a Gastronomia Funcional consiste na utilização e combinação dos melhores compostos bioativos de cada alimento, sempre dando atenção a questões como a preservação e a ativação de nutrientes. Ela tem como princípio a ideia de enriquecer, complementar, somar. “Um exemplo: as brássicas (brócolis, couve, repolho) ajudam nosso organismo a digerir melhor a gordura dos alimentos. Ao optamos por consumir uma carne um pouco mais gordurosa, o ideal é preparar um pesto, ou molho ou mesmo uma brássica refogada para ajudar o organismo nessa digestão. São muitos exemplos do que pode ser aplicado. É um mundo mágico, onde as combinações são verdadeiras alquimias”, diz a chef.

Os alimentos funcionais são todos aqueles alimentos ou ingredientes que, além das funções básicas inerentes a eles, produzem também efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde. Eles ajudam a combater, por exemplo, o estresse oxidativo, causador de danos como o envelhecimento precoce. “Frutas, verduras, óleos essenciais, sementes e cereais possuem importantes efeitos antioxidantes por auxiliarem na diminuição ao dano oxidativo do DNA das células”.

 Esse estresse oxidativo se dá por estresse emocional, exposição à luz solar, alta ingestão de ácidos graxos, frituras e trans, metais tóxicos – mercúrio, chumbo, alumínio–, consumo excessivo de medicamentos, prática excessiva de exercícios, exposição a poluentes, entre outros. “A produção de radicais livres é normal, faz parte do nosso processo biológico/fisiológico, mas o que não pode acontecer é o desequilíbrio. Precisamos ficar atentos para que não soframos as consequências em nossa saúde e, quando falamos em nutrição estética, falamos também da saúde da nossa pele”.

Uma boa nutrição supre inclusive algumas deficiências provenientes de uma “carga” genética dos nossos genes, afinal, nada é definitivamente determinado. Aquele que carrega o gene FOT (gene da obesidade), por exemplo, ao proporcionar ao seu organismo as melhores ferramentas, que garantirão a ele um funcionamento 100%, estará, por meio de cada garfada, preparando um futuro saudável”, diz o nutricionista Gabriel de Carvalho, pós-graduado em Medicina Funcional nos EUA, e que também estará presente no Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética com sua palestra 100% inédita Poli fenóis e saúde da pele.

Ao compensar as deficiências da nossa carga genética (que já vem com doenças pré-determinadas) e ajudar nosso organismo a entrar em equilíbrio, conseguimos alcançar mais qualidade de vida. Os fitogenéticos contêm recursos que podem desempenhar papel estratégico na nossa nutrição. “Cuide de sua saúde, pratique nutrição funcional, pois, em cada garfada seu futuro está sendo definido”, orienta a chef.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times