Connect with us

Desde 2006, nunca tivemos uma disputa tão intensa para escapar do rebaixamento

Published

on

allan

Desde 2006, nunca tivemos uma disputa tão intensa para escapar do rebaixamento

Em 2006 o campeonato brasileiro ganhou a fórmula de disputa idêntica da qual temos até hoje, vinte equipes e quatro rebaixamentos por ano. Desde então, nunca tivemos uma disputa pelo não rebaixamento tão intensa como a deste ano.

A batalha na parte de baixo da tabela é acirradíssima, nove equipes brigam para se manter na elite do brasileirão de 2015. Sport em 12°, esta apenas sete pontos do último colocado ou quatro do Botafogo, primeiro dentro da zona de rebaixamento. Da equipe pernambucana para baixo ninguém está livre e ninguém está condenado a degola como em outros anos.

Em quatro ocasiões, ou 50% dos torneios disputado desde 2006, pelo menos uma equipe já estava condenada ao rebaixamento na 31°, como no caso de América de Natal no campeonato de 2007, que somava apenas 16 pontos conquistados em 93 disputados. Mas nunca chegamos a atual rodada com o lanterna da competição somando 30 pontos, como o Criciúma de 2014.

Tabela

Flamengo e Atletico Paranaense já não correm mais risco de rebaixamento segundo os dados históricos do brasileirão. A Portuguesa em 2013 foi a equipe rebaixada que somou mais pontos, 39 pontos até a 31° rodada, caindo graças a decisão do STJD. A segunda equipe que mais somou pontos e caiu foi o Corinthians de 2007, ano que o alvinegro somou 38 pontos faltando às mesmas sete rodadas para o final do campeonato, números que no campeonato atual o colocaria no 11° lugar. Porém, o péssimo aproveitamento nas rodadas finais daquele ano rebaixou o clube do parque São Jorge.

Outro dado interessante aponta que das equipes rebaixadas, nenhuma nos seus respectivos anos conseguiu aproveitamento maior que 46%, ou onze pontos, nas últimas sete partidas. O recordista foi o Sport de 2012, que conquistou 11 pontos nas últimas sete partidas atingindo a pontuação de 41 pontos, mas mesmo assim ficou quatro pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Agora, caso as equipes consigam o mesmo aproveitamento que tiveram nas últimas sete rodadas do primeiro turno, teríamos alguns resultados surpreendentes. Figueirense escaparia com folga desta briga, somando no final do torneio 53 pontos, ou seja, conquistando 17 pontos dos últimos 21 disputados. Outros que escapariam seriam Sport, Chapecoense, Botafogo e Palmeiras, rebaixando assim Coritiba, Bahia e Vitoria além do atual lanterna Criciúma. Abaixo a tabela daqueles que hoje brigam para não ser rebaixados, tendo o mesmo desempenho das ultima sete rodadas do primeiro turno.

Tabela

Se Figueirense terá o excelente aproveitamento do primeiro turno, se Botafogo conseguirá afastar a crise e se o Palmeiras terá o péssimo aproveitamento que teve na época de Ricardo Gareca só as próximas rodadas poderão esclarecer, mas uma coisa é certa, muita emoção vem por aí.

__________________________________________________________________________________________________________
Allan Moran. Pós graduado em gestão e marketing em entidades esportivas. Complementou o mesmo curso na Universidad Europea de Madrid e é sócio da Trivela Sports. ©2014.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times