Desempenho é o que mais importa para seus tablets
Published
9 anos agoon
By

Na hora de comprar um tablet novo, o desempenho é um fator fundamental para a sua decisão. Da navegação na web à reprodução de vídeos, jogos ou simples conexão com amigos, a performance está no coração da sua experiência diária.
É fácil supor que números maiores significam melhor desempenho, mas algumas vezes os números podem enganar. Quando se trata da quantidade de “núcleos” de um processador, tê-los em menor quantidade pode ser mais eficiente e mais poderoso, pois não é a quantidade que importa, mas sua qualidade. Além disso, quanto maior o número de núcleos, mais você terá que fazê-los trabalhar juntos de forma eficiente.
Então a crença de que “quanto mais núcleos melhor” não é necessariamente verdadeira, já que nem todos eles são criados da mesma maneira. Pense nisso como uma comparação entre um avião com oito hélices e um com dois motores a jato. Você gostaria de enfrentar um longo voo em um avião com as hélices?
Comparar núcleos é como comparar maçãs e laranjas…
Exemplo: Acer Iconia A1-830 com Intel Inside supera o desempenho do mesmo modelo sem a Intel1.
O núcleo é a parte do processador que processa as instruções para o computador. Então todas as vezes que você abre um aplicativo como um jogo ou um navegador, ou até quando digita uma mensagem, a instrução para realizar qualquer ação é fornecida pelo(s) núcleo(s) do processador.
“Um núcleo recebe instruções e depois as processa. É como uma calculadora, mas ter diversas calculadoras não ajuda a resolver contas simples”, explica Rodrigo Tamellini, Gerente de smartphones e tablets da Intel América Latina. “Ter mais núcleos nem sempre é o melhor, já que o desempenho geral depende muito da complexidade das instruções e se os núcleos foram bem projetados para trabalharem juntos”.
Ter mais núcleos no processamento é como ter mais músicos em uma banda – quando você tem mais músicos, é mais desafiador garantir que eles toquem no tempo e que sejam todos utilizados no nível certo. Isto também envolve trocar todas as partituras para indicar qual instrumento é responsável por cada nota e como e quando essas notas devem ser tocadas. “Na Intel, adicionamos mais núcleos apenas quando isso faz sentido e gastamos um tempo e esforço considerável para garantir que o hardware e o software possam trabalhar bem juntos”, acrescentou Tamellini.
Analisando o número de núcleos que é preciso para executar aplicativos como Candy Crush* ou Modern Combat 4*, apenas DOIS núcleos serão suficientes para que rodem perfeitamente. Isso significa que mesmo com OITO núcleos ou mais, esses apps não necessariamente rodarão mais rápido, poderão rodar da mesma forma que fariam com menos núcleos. É como levar uma chave de fenda extra quando uma chave inglesa fará o trabalho.
Uso dos Apps
Apps populares que usam DOIS núcleos:
Apps Populares Utilização de Núcleos
Candy Crush 2 núcleos
Instagram 2 núcleos
Facebook 2 núcleos, em geral
Minion Rush 2 núcleos, em geral
Twitter 2 núcleos, em geral
Modern Combat 4 2 núcleos, em geral
Nem todos os núcleos são criados da mesma forma
Os processadores da Intel são baseados em uma arquitetura de 64-bit, ao invés de 32-bit. Isto significa que um processador de 64-bit pode processar mais dados do que um de 32-bit. Ele pode fazer contas maiores no mesmo tempo e, se programado corretamente, possibilita o gerenciamento de mais processos, o que significa melhor desempenho. Se você pensar nisso como em uma fila de supermercado, seriam 64 caixas ao invés de 32.
O impacto dos 64-bit pode ser visto comparando o processador Intel® Atom® Z3480 com outro similar. “Nós testamos2 os mesmos aplicativos usando uma configuração nativa de 64-bit versus uma configuração de 32-bit”, disse Kelly. “A configuração de 64-bit obteve melhor desempenho, fazendo uma simulação de xadrez 34% mais rápido, escaneamento de imagem 16% mais rápido e compressão de dados 33% mais rápido. Simplificando, 64-bit dá ao seu dispositivo mais poder do que 32-bit”.
64-bit ou 32-bit?
Os processadores fabricados para 64-bit podem processar mais números e somas do que outros processadores comuns, que podem usar números com 32-bit de extensão. Então os dispositivos baseados em um processador de 64-bit permitem que você desfrute apps mais pesados como os de edição de imagem e vídeo, jogos etc.
Poder quando você precisa
Outra maneira de analisar essa questão é que da mesma forma que os motores a jato substituíram as hélices, as aeronaves precisavam de menos motores. Observe as aeronaves mais modernas em uso atualmente – tais como o Airbus A330 e o Boeing 787 – que usam apenas dois motores. Por que? Porque os motores a jato se tornaram mais poderosos e mais eficientes. Se essas aeronaves usassem oito motores a jato, estariam apenas desperdiçando combustível.
Tecnologia Intel® Hyper-Threading 5
Esta tecnologia da Intel permite que a transmissão de instruções seja dividida e processada simultaneamente por diferentes núcleos, como se ao invés de ter que esperar em uma longa fila de pessoas para passar por uma porta para entrar em uma sala, a fila fosse dividida para diversas portas para entrar na mesma sala. Com essa abordagem, é possível utilizar mais núcleos para realizar a tarefa, mas ligando apenas os núcleos necessários quando você precisar deles, economizando uma preciosa carga da bateria4.
Da mesma forma que os motores a jato, os núcleos da Intel se tornaram mais poderosos com o passar do tempo e precisam de menos “combustível” para a mesma computação (ex. consumo de energia)4. Também melhoramos a habilidade multitarefa de nossos chips, usando uma técnica que chamamos de Tecnologia Intel® Hyper-Threading5. Isso significa que um processador pode fazer um melhor uso dos núcleos e rodar como um chip com mais núcleos.
E quanto aos gráficos?
Jogos de PC com gráficos pesados requerem mais núcleos. A maioria dos jogos populares atualmente disponível no mercado foi projetada para usar dois ou quatro núcleos, então você não precisa necessariamente de mais núcleos para os jogos legais. Em alguns casos, mesmo que você compre um processador com oito núcleos, se o jogo não tiver sido projetado para usar oito núcleos, ele provavelmente usará o número de núcleos para os quais ele foi projetado.
“Adicionar mais núcleos não lhe fornece uma melhor experiência com jogos, necessariamente. Isto também depende se o software foi escrito para otimizar o potencial do processador e se aproveitar totalmente do poderio de processamento de muitos núcleos”, explica Tamellini.
Como nós testamos nossos núcleos?
Uma pesquisa interna7 da Intel demonstra que os consumidores da Índia e da Indonésia pagam mais por um desempenho melhorado, como maior duração de bateria, processamento mais rápido, gráficos com alta definição e melhor conectividade.
Digamos que você quer editar fotos na web e marcar seus amigos. Nós descobrimos que isto pode ser mais rápido nos mesmos dispositivos usando os processadores Intel® Atom™ com apenas dois núcleos – quando comparado com dispositivos usando chips de outra marca com quatro núcleos (veja exemplos nesse artigo do ASUS MeMo Pad FHD 10 e do Acer Iconia A1-830)
Octa Core é melhor do que Quad Core? O design de referência de design da Intel para tablets versus o Coolpad com MediaTek com processador Octa-core6.
Exemplo: ASUS MeMo Pad FHD 10 com Intel Inside supera o desempenho o ASUS MeMo Pad Smart 10’ sem a Intel…8
“Da mesma forma que um câmbio automático troca as marchas do seu carro para se adaptar à potência necessária a qualquer momento, nossos processadores podem mudar o foco dependendo da otimização para poderio de processamento ou eficiência no consumo de energia”, explica Tamellini. “Nem todos os processadores contam com esse tipo de recurso tão útil”.
O consumo de energia também é importante, já que, normalmente, quanto maior a quantidade de núcleos, maior o consumo de bateria. Os produtos da Intel otimizam estes fatores para fornecer o melhor desempenho juntamente com uma ótima eficiência no consumo de energia.
Em Resumo…
Considerando todos estes aspectos, comprar tablets com base no número de núcleos é um erro, já que nem todos os núcleos são criados da mesma forma. O importante é observar o desempenho geral desejado e como se planeja usar o tablete – e evitar cair no mito do número de núcleos!
