Connect with us

Dicas para os vestibulandos

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

1. Quem vai prestar vestibular deve aproveitar o período de ferias para descansar ou devem continuar estudando um pouco por dia? O que os especialistas recomendam?

O ideal seria tirar um período de descanso para baixar a ansiedade e dar um fôlego para o cérebro. Mas esse período não pode ser de um mês. O ideal seria de 15 dias e aproveitar os outros 15 para colocar em dia algumas dificuldades observadas ao longo do estudo.

2. Faltando seis meses para as provas começarem, qual a melhor estratégia? Focar no que se tem mais dificuldade ou revisar tudo igualmente? Qual a dica?

Fazer um plano diário de estudo, um plano crescente, partindo de pouco tempo e conteúdo para maior tempo de dedicação e conteúdo; estudar as disciplinas tal qual as tem no dia-a-dia e paralelamente conhecer a matriz referencial de conteúdo do Enem, suas competências e habilidades que se relacionam e nesse aspecto a Escola pode ajudar; formar grupos de estudos; fazer simulados de exames já aplicados para cronometrar o tempo; ter acesso a publicações dos exames já realizados e interpretação dos mesmos (INEP e sites diversos ajudam), ler redações já aplicadas e corrigidas disponibilizadas na internet. Definir tempo e ritmo diário para estudar para o Enem. É comum o estudante ter maior domínio, nesta ou naquela matéria, o que realmente precisa é dedicar-se a todas com um foco diferenciado nas que tem maior dificuldade. A disciplina de Língua Portuguesa é sem dúvidas a que merece dedicação, afinal o que caracteriza os enunciados do Enem é exatamente a articulação dos conceitos, sua interpretação, a inter-relação dos diferentes códigos e tecnologias para a compreensão do que é solicitado na questão.

3. Qual a rotina sugerida para um vestibulando? Quantas horas se devem estudar por dia? Quantos intervalos? Melhor de manhã ou à tarde?

Se considerarmos que o estudante do Ensino Médio é aluno regular e está em sala de aula todos os dias num período de 5 a 7h e que tem os compromissos decorrentes das disciplinas que está estudando para ser aprovado na 3ª série, o tempo se torna relativo e cada um deve dentro do que lhe sobra se desdobrar para o estudo, afinal ele precisa ao  estudar para o Enem, retomar todo o conteúdo do Ensino Médio. O tempo de dedicação depende de quando quer iniciar sua preparação e dedicação para o exame. O tempo diário está atrelado ao tempo que tem antes da prova, o estudante que no Ensino Médio já se prepara para o Enem, nos três anos regulares, no ano em que prestará o exame do Enem poderá ter um tempo diário menor que o estudante que deixou para o último ano, por outro lado, quando se tem um sonho e sabe-se para que serve o Enem o tempo diário de dedicação ao estudo é o máximo possível.

4. Qual é a postura que a pessoa que vai prestar vestibular precisa ter nos dias que antecedem o exame, no que diz respeito à preparação intelectual?

Uma postura de observação principalmente nas informações mais atuais que poderão contribuir para a solução de alguma questão. Reexaminar as principais fórmulas e conceitos das diversas disciplinas.

5. E no que diz respeito à preparação psicológica / física?

Ter sempre presente que o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos estudos será testado no vestibular. Não adianta ter ansiedade ou nervosismo, pois ambos só atrapalham. A preparação física é muito importante para ter equilíbrio para enfrentar a maratona de horas de vestibular.

6. Há algum plano de estudos emergencial que pode ajudar nos últimos dias?

É sempre interessante nos últimos dias que antecedem ao vestibular, rever conceitos e fórmulas. Mas ao mesmo tempo ter a consciência que não será nesses últimos dias que você vai aprender tudo de uma só vez. A tendência nesse caso é só encher a cabeça de informações que só vão atrapalhar.

7. Qual deve ser o papel da família e da escola nesses dias que antecedem a prova?

A família e a escola exercem papel fundamental nesses dias. A pressão deve ser diminuída, pois o candidato já tem pressão demais com ele mesmo. Palavras positivas sempre serão bem vindas. O incentivo familiar é muito importante nesse momento.

8. Na hora H, como administrar melhor o tempo para fazer a prova? O que devemos fazer primeiro, as que se tem mais facilidade ou as mais difíceis?

Para iniciar a prova não há uma regra por onde começar, se pelo que tem mais dificuldades ou pelas que tem maior facilidade, vale conferir as questões e então passar a realiza-las. O que não deve e não precisa é parar sobre uma ou outra questão, afinal deverá acertar todas e se em uma ou outra não tem a certeza é melhor seguir adiante e depois, retomá-las. Não deve esquecer que tem 3min para responder a cada questão. Uma dica boa é assumir uma postura física confortável, sentar-se bem para não se cansar muito rápido, ter e controlar sua respiração para oxigenação do sangue e cérebro, o que favorece a disposição para suportar as horas da prova; não se ocupar com os outros concorrentes olhando para os mesmos no sentido de ver se já fizeram muitos ou poucos exercícios. Ler atentamente cada questão, a leitura desatenta exige nova leitura, consome tempo e gera indisposição.

9. O que levar no dia da prova? E para comer/beber? Posso fazer xixi durante da prova?

O dia do exame começa antes do próprio dia; o candidato deve saber onde fará o exame, o percurso e tempo que gastará até o local da prova, ver o transporte viável, se automóvel particular ou transporte público; ter boa e regular alimentação; uma noite anterior bem dormida; que o ambiente onde reside ou repousa lhe seja favorável, otimista, tranquilo; chegar cedo ao local da prova; certificar-se de que está portando os documentos exigidos para acesso e realização do exame;  levar água, “barra de cereais”, barra de chocolate para sua ingestão. Um relógio de pulso pode ajudar a fazer o controle do tempo para a realização da prova; não levar e portar celular e o que não é permitido para a prova. Sim é possível fazer xixi, basta solicitar ao fiscal da sala, porém vá preparado para horas exaustivas de leitura e execução dos desafios.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times