Connect with us

Dieta saudável e balanceada requer consumo diário de fibras

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Nas últimas décadas, a mudança de hábitos alimentares do brasileiro promoveu uma perceptível redução da desnutrição, mas um considerável aumento da obesidade. E em períodos próximos ao verão, popularizam as dietas que prometem a perda acelerada de peso. Mas uma alimentação que promova verdadeiramente a saúde e o controle da balança deve contemplar o consumo diversificado de alimentos, capazes tanto prevenir as deficiências nutricionais e suas consequências, quanto controlar a obesidade e outras doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Reconhecido dentro da legislação brasileira, que este ano sofreu mudanças em relação à rotulagem de alimentos industrializados, o consumo de fibra é amplamente recomendado pelos guias alimentares, por reduzir a assimilação de colesterol no organismo, por promoverem uma limpeza no intestino, retardar o esvaziamento gástrico, reduzir a absorção de gorduras e controlar a taxa de açúcar no sangue. O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, recomenda para adultos o consumo de 25 gramas de fibras alimentares distribuídas nas refeições, atrelado ao consumo de pelo menos um litro de água.

Uma dieta rica em frutas, grãos e vegetais é capaz de fornecer este nutriente, essencial ao organismo. Alguns alimentos considerados funcionais também podem reforçar a ingesta diária de fibras. É o caso da Alfarroba, que apresenta alta quantidade de fibras. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

Matéria prima principal da CarobHouse, única empresa que fabrica produtos a base de alfarroba no Brasil, a Alfarroba é um alimento altamente nutritivo, devido ao seu teor e qualidade de fibras. Pesquisas indicam que seu poder na redução do colesterol no sangue é o dobro de outras fibras. E como o consumo de fibras promovem uma absorção mais lenta dos nutrientes, o consumo diário da linha de produtos CarobHouse promovem saciedade, diminuindo a ingestão de outros alimentos. “A principal missão de nossa empresa é apresentar aos consumidores produtos saborosos, saudáveis e nutritivos, que também agreguem conveniência e praticidade, contribuindo para uma dieta alimentar equilibrada”, reforça a Diretora Executiva Eloisa Helena Orlandi.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times