Connect with us

Dietas da moda podem representar ameaças à saúde

Published

on

Regimes milagrosos não são reais. Segundo especialistas, existem mais de 72 mil dietas da moda que, em sua maioria, são hipocalóricas e consistem em carências nutricionais e hábitos não saudáveis, quando tomados em longo prazo. “Todas têm, no seu contexto, o direcionamento para a dieta mágica, o que, infelizmente, não existe”, diz Dr. Durval Ribas Filho, Médico Nutrólogo e Presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Normalmente, as pessoas são levadas à falsa ilusão de que vida saudável é sinônimo de perda de peso, mas nem sempre esses dois fatores andam juntos. “Para aqueles que pretendem emagrecer, o mais indicado ainda é a ajuda de profissionais para construir um cardápio que seja adaptável aos seus gostos, fazendo com que seja mais fácil seguir a dietoterapia”, esclarece o especialista. “Temos casos e casos. Algumas pessoas que realmente sofrem com a obesidade, por exemplo, devem receber um tratamento adequado e totalmente direcionado às necessidades de sua saúde”.

O risco daqueles que aderem às dietas populares é o possível aparecimento de condições que, antes, não eram de conhecimento do indivíduo. ”De acordo com as doenças basais ou tendências genéticas do paciente, ele pode desenvolver disfunções que prejudicarão sua própria saúde”, diz o doutor.

O Dr. Durval também comenta que, muitas vezes, quando se diz que uma pessoa conhecida na mídia faz um determinado regime, o intuito é a própria promoção da dieta. “Muitas vezes o artista nunca a fez, mas o nome é usado para a sua propaganda”. Isto vale como lembrete para o aprofundamento em novas práticas alimentares, antes de sua adoção.

Advertisement

É sempre importante saber o que comer e quando comer. Este é um questionamento vantajoso que é levantado junto à constante procura pelo corpo ideal. Não se pode esquecer, no entanto, de questionar quais, realmente, são os hábitos ideais a se mudar. “Uma dieta saudável deve ser balanceada e levar em consideração às necessidades individuais de cada paciente”, completa.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times