
Foto: Reprodução
Longe de ser só mais um cenário carioca, Angra dos Reis é um município localizado no oeste do estado do Rio de Janeiro com mais de 169 mil habitantes. Foi colonizado a partir de 1556 pelos portugueses e, desde então, é parte dos destinos mais encantadores do Brasil.
O nome do município é uma homenagem à visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus e foi batizado por uma expedição portuguesa comandada por Gonçalo Coelho ao chegar nestas terras em 6 de janeiro de 1502.
Devido à beleza de suas praias, o litoral de Angra é composto por 365 ilhas e duas mil praias que reiteram a posição de destaque que recebe – principalmente na temporada de verão – e torna-se sinônimo de conforto e diversão para quem deseja desfrutar desde saltos de asa delta na Ilha Grande a passeios bucólicos no Mirante do Camorim, ponto ideal para observar o pôr do sol em família.
No quesito praias, podemos citar a Praia do Morcego, um local paradisíaco que dista 3,5 km do centro de Ilha Grande e que é possível chegar a pé ou de barco. Possui 100m de extensão e é semideserta, o que atrai os olhares dos turistas europeus e norte-americanos, os quais visitam o local nos meses de dezembro a fevereiro – melhor época para desfrutar o ambiente. Suas águas calmas e transparentes favorecem um encontro tranquilo com a natureza que parece intocável.
Ainda que haja muitas opções no litoral de Angra dos Reis, o município não se esgota em oferecer opções diferentes para públicos distintos. Um exemplo de passeio cultural que contrasta com a bela paisagem das águas que cercam Angra é o Centro Cultural Poeta Brasil dos Reis, um prédio no estilo colonial que aporta peças antigas e livros raros em seu acervo deixados pela colonização portuguesa.
A caminho da Praia do Maciel – outra bela referência do arquipélago – podemos avistar o Forte do Leme, ruínas de uma fortaleza militar erguida em outubro de 2011, pelo engenheiro militar Rosalvo Mariano da Silva, que até hoje conserva alguns canhões que nunca foram usados. A Marinha do Brasil é a instituição que administra e guia as visitas do público.
Após passear pelas praias da região, saltar de asa delta e conhecer o patrimônio histórico-cultural do município, o próximo desejo será o de ir até um local que tenha uma refeição de qualidade. No centro de Angra dos Reis localiza-se a Casa da Picanha, um ambiente que serve churrasco, frutos do mar, grill, whiskeria e outras opções no cardápio. Atende várias bandeiras de cartão e oferece atendimento em inglês.
Sugestões de onde ficar
Vila Galé Eco Resort de Angra
Estrada Vereador Benedito Adelino, 8413 – Fazenda Tanguá
Angra dos Reis – RJ – Brasil
Contatos.: (24) 3379 2800
Site: http://www.vilagale.com.br/
Meliá Angra Marina
Rodovia Rio Santos – BR 101 – km 488
Angra dos Reis – RJ – Brasil
Contatos.: (24) 3421 1160
Site: http://www.melia.com/
Por Amanda Cordeiro