Connect with us

É hora de colocar fibras solúveis na alimentação

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

As fibras solúveis trazem inúmeros benefícios, como a melhora do trânsito intestinal, controle do colesterol e até uma pele mais bonita.

A maioria das pessoas, quando pensa em fibras, logo as associa ao bom funcionamento do trânsito intestinal. Mas o benefício de um intestino funcionando certinho não é só a ida regular ao banheiro, não. Quando o intestino funciona melhor, também ficamos mais dispostos, a pele fica mais bonita, há o controle do colesterol e emagrecer fica mais fácil.
Tantos benefícios só são possíveis com a ingestão da quantidade correta de fibras todos os dias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 25 gramas de fibras diariamente e elas podem ser encontradas em alimentos como aveia, feijão, lentilha, ervilha, soja, laranja, maçã, cenoura, farelo de aveia, grão-de-bico, farelo de trigo, chia, arroz integral, figo seco, sementes de abóbora, linhaça, entre outros.
As fibras nesses alimentos podem ser solúveis ou insolúveis. As solúveis são responsáveis por absorver água e se transformar em uma “massa de consistência gelatinosa” que envolve a gordura e dificulta a sua absorção pelo corpo. Assim, elas contribuem para a prevenção e tratamento do colesterol e diabetes. “Além disso, elas passam aquela sensação de saciedade, impedindo que a pessoa coma mais que o necessário”, comenta Dr. Ayrton De Magistris, assessor médico da MIP Brasil Farma. Para completar, elas ainda regulam o tempo de trânsito intestinal.
Os benefícios são inúmeros, mas vamos admitir: não é fácil inserir as fibras no dia a dia. Com a rotina apertada, muitas vezes recorremos ao fast food e aos congelados. Por isso, para quem não tem uma dieta tão saudável quanto o ideal, é importante suprir essa necessidade de fibras no organismo. “Vale o esforço para incluir o máximo que conseguir de alimentos com fibras e completar o valor recomendado com suplementos de fácil utilização como Livina Fibras, as gomas de gelatina com fibras”, exemplifica o assessor médico.
Livina Fibras possui FOS Fibra, uma combinação de duas fibras solúveis: fruto oligossacarídeo e polidextrose, que suplementam e auxiliam no bom funcionamento do organismo. Os diferenciais de Livina são a inovação e a praticidade. Diferentemente dos outros produtos que suplementam a ingestão de fibras, Livina não requer refrigeração nem precisa ser dissolvido em líquido para o consumo. Cada goma vem embalada separadamente. Livina fornece 4,3 gramas de fibras por porção (2 gomas ao dia), contém apenas 8 calorias por goma e está disponível nos sabores ameixa e tangerina e em diferentes apresentações. Livina sabor ameixa vem em 14 ou 30 gomas. Já Livina sabor tangerina pode ser encontrado com 14, 30 ou 60 gomas.
Por outro lado, as fibras insolúveis não absorvem água e não são digeridas pelo organismo, chegando intactas ao intestino. Elas são responsáveis por aumentar o bolo fecal, diminuindo a constipação intestinal e “varrendo” do organismo todas as toxinas. As fibras insolúveis são importantes na prevenção do câncer no intestino porque o protege do contato com substâncias nocivas.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times