Para que o salário dure o mês inteiro é preciso traçar metas financeiras. Ao planejar os gastos, é possível definir o que e quanto se pode gastar, e com isso, fazer investimentos, estabelecer limites aos impulsos, antecipar projetos e adiar compromissos.
E acredite, esta receita garante resultados positivos sendo aplicada a qualquer receita. Prova disto é Willians Henrique dos Santos, 18 anos, jovem Aprendiz do Espro – Ensino Social Profissionalizante.
Willians mora sozinho, tem uma filha de um ano e trabalha em uma empresa de equipamentos rodoviários onde recebe R$ 573 por mês. Aos fins de semana, ele também conserta vídeo games, que, somado ao salário, adquire uma renda de até R$ 800.
É aproximadamente com este valor que o jovem se sustenta. “Além de manter em dia as contas básicas como água, luz, telefone e mercado, ainda consigo agradar a mãe e a namorada nas datas comemorativas”, garante ele.
O segredo do jovem está em uma planilha de controle, no qual anota cada centavo gasto. Após fazer um curso técnico de informática e conseguir uma vaga no mercado de trabalho como jovem Aprendiz, Willians se tornou mais responsável e organizado, além da criação dos pais, que sempre o ensinaram a conquistar e lutar por seus objetivos. “Estipulei um limite: qualquer item que me faça desembolsar mais de 17% da minha renda significa que estou me excedendo”, afirma.
Além disso, para Willians, há algumas regras que também facilitam na hora de montar um planejamento financeiro e que ele ensina para seus amigos e familiares.
- Acompanhar e controlar os ganhos e os gastos
- Comparar os preços antes de comprar algum produto ou serviço
- Comprar apenas o que é realmente necessário
- Viver de acordo com o seu padrão de vida
Se você vive no vermelho ou nunca consegue guardar dinheiro, que tal seguir o exemplo do Willians, para que, de forma clara e consciente, possa planejar e conquistar objetivos futuros?