Elementar, meu caro Souza

Published

on

Elementar, meu caro Souza

Há alguns dias, uma autora resolveu reescrever Machado de Assis numa versão, digamos, descomplicada. Substituiu a linguagem “difícil” da alta literatura por termos e expressões mais simples. Não vou entrar aqui em juízos de valor, mas resolvi seguir a idéia da moça e também vou simplificar algumas obras de nossa cultura.

BÍBLIA SAGRADA
Deus fez o mundo em seis dias. E descansou no sétimo: afinal, ele também é filho de Deus. Mas é só o gato sair, que os ratos fazem a festa: nem bem Deus começou a roncar e a Eva comeu uma maçã. Resultado: Deus expulsou Eva e seu marido do paraíso. Moral da história: não deixe sua esposa comer maçã.

HAMLET
Tinha um rei que foi assassinado pelo próprio irmão. O desgraçado ainda assumiu o trono e casou com a cunhada (que ele já devia estar comendo há muito tempo). O filho do rei (o corno, não o pegador) resolve vingar a morte do pai e fica famoso para sempre segurando uma caveira na mão.

CEM ANOS DE SOLIDÃO
Era uma vez um cara que era muito sozinho e viveu muito.

CINQUENTA TONS DE CINZA
Mulher tem seu primeiro namorado aos 21 anos (sabe de nada, inocente). Com ele, ela descobre os mistérios do sadomasoquismo. Continuação do livro de Nelson Rodrigues: “Mulher Gosta Mesmo é de Apanhar”.

O PODEROSO CHEFÃO
O pai do Kiko (do Chaves) vira chefão da máfia americana. Ele começa a perder poder quando não quer se envolver com o tráfico de drogas. Até que é assassinado (malditos cheiradores de maconha). Então o filho dele assume o poder – não o Kiko, mas o Al Pacino, antes de ficar cego.

LARANJA MECÂNICA
História de um grupo de black blocks que tomam leite com uns “bagulho estranho” e depois saem quebrando tudo e batendo em todo mundo. Aí um tiozão coloca umas pinças no olho de um deles e ele promete não bater mais em ninguém.

CURTINDO A VIDA ADOIDADO
Um mano resolve matar aula e fazer uns rolezinhos pela cidade. Ele tem um amigo estranho que não pega ninguém e destrói uma Ferrari.

DISCURSO PRESIDENCIAL
A Zona Franca de Manaus é capital da Amazonia.

__________________________________________________________________________________________________________

José Luiz Martins. Humorista, publicitário e roteirista. Sócio da empresa Pé da Letra, de criação e produção de conteúdo. © 2014.

Trending

Sair da versão mobile