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9 anos agoon
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Empresa patrocina pesquisa da Teleco inédita no mercado de TI.
A Embratel anuncia, em parceria com a Teleco, pesquisa inédita que mede o nível de conectividade e o uso de tecnologias pelas empresas brasileiras. O levantamento “A Conectividade das Empresas Brasileiras” analisou as estruturas de TI e de Telecom de 400 empresas de pequeno, médio e grande porte, distribuídas em cinco capitais brasileiras.
“A pesquisa avaliou a adoção de dispositivos de transmissão de Dados, Internet, Voz e Mobilidade pelas companhias brasileiras, bem como suas estruturas de TI e de Telecom”, diz Marcello Miguel, diretor executivo da Embratel.
Com a pesquisa, a Embratel mapeou em detalhes tendências do mercado de tecnologia. A empresa, que já é líder no setor de telecomunicações, oferece amplo portfólio de soluções completas de TI nas áreas de Infraestrutura, Gerenciamento de Aplicações, Soluções de Segurança, Data Center e Cloud Computing. “Nossas soluções estão em sintonia com as necessidades das empresas brasileiras”, diz ele.
Segundo o levantamento, mesmo estando na era das redes sociais e das mensagens instantâneas (SMS, E-mail, WhatsApp, etc), a conversa por telefone ainda é a forma de comunicação preferida pelas empresas brasileiras. A pesquisa indica que 80% das empresas indicam voz como o canal de comunicação mais usado com os funcionários, 68% informaram que usam voz como principal canal de comunicação com clientes e 77% tem o canal via voz como mais o preferencial para comunicação com fornecedores. O aumento constante da base de clientes tanto de telefonia fixa e móvel no Brasil confirmam esses números, estimulados com a criação de um número cada vez maior de planos diferenciados. Nota-se tendência de unificação das formas de comunicação, aliada à qualidade e preço competitivo. Além de se manter o alto uso de voz fixa e móvel, a pesquisa indica que começam a se desenvolver no Brasil as comunicações unificadas, presentes em 13% das empresas pesquisadas, que estão integrando diferentes canais como voz fixa, voz móvel, mensagens, conferência na web e videoconferência.
O uso de mensagens como ferramenta de colaboração é prioritariamente suportado por sistemas de E-mail, indicado por 84% das empresas que utilizam mensagens. O SMS, mesmo estando pressionado pelos serviços de OTTs (provedores Over The Top, que fornecem o serviço utilizando a rede internet) como WhatsApp, é o segundo colocado, sendo o canal preferido por 45% dos entrevistados.
A modernização das empresas aumentou no que se refere à infraestrutura e uso de computadores com acesso à Internet. A conexão fixa está presente em 94% das empresas e 85% dos pesquisados possuem conexão Banda Larga. A velocidade média contratada por essas empresas tende a crescer com a ampliação das ofertas e redução dos custos. Serviços de segurança são contratados por 45% das empresas pesquisadas e a maioria dos entrevistados manifestaram interesse em conhecer novos serviços de proteção.
Recém-lançado no Brasil, os serviços de Cloud Computing estão presentes em apenas 8% das empresas pesquisadas. O uso se dá principalmente em aplicações de segurança, armazenamento e backup. Vale destacar que pode-se inferir que o mercado não considerou o e-mail como um serviço em Cloud, o que elevaria esse percentual. A análise geral dos serviços na Nuvem demonstra tendência de aumento nos próximos anos.
Na área de Data Center, a pesquisa indica boas oportunidades para os serviços de armazenamento, pois 64% das empresas consultadas ainda utilizam servidores internos. Pequenas e médias empresas ainda não possuem políticas de proteção de dados e 23% dos entrevistados armazenam informações nos computadores dos próprios funcionários. Pela criticidade, esses itens vão merecer atenção especial nos próximos anos.
A mobilidade foi destacada no levantamento. Com o aumento do uso de dispositivos móveis –como tabletes e celulares–, as empresas estão tendo que aderir ao movimento BYOD (Bring Your Own Device), que permite que os funcionários tragam para o ambiente de trabalho seus equipamentos pessoais. A pesquisa aponta que 58% dos entrevistados já permitem esse uso. Por conta disso, acredita-se que o comportamento também irá gerar novas demandas em termos de TIC (Tecnologia da Informação e de Comunicação), além da adoção de políticas de segurança para proteção diante de eventuais invasões.
“A pesquisa foi realizada com profissionais responsáveis pelas áreas de TI e Telecom (TIC) de empresas de diversos portes, localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Recife. A escolha dessas localidades foi feita com base em uma metodologia especial para refletir, com margem mínima de erro, a opinião nacional das empresas sobre o uso de sistemas”, diz Eduardo Tude, presidente da Teleco.
Segundo ele, as companhias brasileiras sempre contaram com a tecnologia para aumentar a sua produtividade, porém, esse processo se acelerou ao longo dos últimos anos com os avanços das tecnologias de informação que estão levando a formação de empresas cada vez mais digitais. Neste contexto, conectividade é um elemento básico para o aumento da produtividade de empresas de qualquer porte ou atividade. Para acompanhar este processo a Embratel em conjunto com a Teleco estudaram profundamente um conjunto de indicadores para avaliar o nível de conectividade das empresas brasileiras. Foram analisados: Canal de comunicação mais utilizado, Comunicação por Voz, Comunicação por Mensagens, Dispositivos para conexão de dados, Infraestrutura para conexão de dados, Cloud e Armazenamento de Informações, e Redes Sociais e Internet.