Connect with us

Empreendedorismo: o sucesso depende das estratégias

Published

on

Abrir uma empresa está entre os três principais sonhos do brasileiro, ficando atrás apenas da conquista da casa própria e viajar pelo Brasil. O desejo de ser o próprio patrão se revela ainda mais forte durante a faculdade: segundo dados da Endeavor, 65% dos universitários querem abrir uma empresa.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Melhoria da qualidade de vida, realização profissional, aumento da renda ou simplesmente subsistência. São muitas as razões para que cada vez mais brasileiros busquem no próprio negócio o atendimento de suas necessidades e desejos. No entanto, a caminhada para um candidato a empreendedor é árdua e depende de muita busca de informação, habilidade de planejamento, criatividade e disciplina.

Dados do Sebrae/SP mostram que 27% dos pequenos negócios paulistas fecham com um ano de existência. Esse número chega em 58% até o quinto ano de vida. As principais causas da mortalidade dessas empresas são: falta de planejamento, gestão deficiente do negócio e falta de comportamento empreendedor.

Muitos são os desafios enfrentados pelo empreendedor, e construir estratégias para sustentar os novos negócios pode ser o diferencial na hora de garantir o sucesso em longo prazo. Pensando nisso, a seguir relaciono algumas dicas para o novo empresário não cair nas frustrantes estatísticas dos negócios que são sobrevivem.

Antes de começar, faça um estudo minucioso do mercado que deseja atingir. Informações sobre as características do produto como preço pago pelos clientes, intervalo de compra e forma de pagamento são fundamentais para se desenhar uma boa estratégia. Além disso, avaliar o desempenho dos concorrentes é necessário para entrar em um mercado competitivo. Tente agregar produtos e serviços que a concorrência não tenha.

Querer agradar a todos é um erro comum de empreendedores iniciantes e a chance de não agradar ninguém é grande. Por isso, determine seu público alvo respondendo às perguntas: onde moram? Onde trabalham? Qual a classe social? Qual o sexo? Qual a idade? Qual o estilo de vida? Quais comportamentos de compra podem ser identificados?

Invista em você e na equipe. Para você, priorize os cursos de gestão. O conhecimento sobre liderança e gestão de pessoas, administração de marketing, gestão financeira e planejamento são fundamentais para o sucesso do negócio. Para a equipe, foque nas atividades que a prepare para fazer mais e melhor. Procure associações, sindicatos e entidades de fomento. Muitas delas têm orçamento para oferecer treinamentos subsidiados para você e para a sua equipe.

Divulgue a empresa. Crie um calendário, levando em consideração os períodos de alta demanda, como datas comemorativas e eventos da região. Dependendo do produto ofertado, considere também o clima e a estação do ano. É importante identificar quais as mídias que melhor atingem seu público e que a mensagem seja clara o suficiente para que seu cliente a entenda. Esteja atento às mídias como internet e móbile. Elas já são parte relevante no investimento em marketing das empresas.

Relacione-se com seu público. Criar cadastros de clientes possibilita diversas ações de relacionamento, como felicitações pelo dia de aniversário ou da profissão, avisar sobre a chegada de novos produtos, além de comunicar a realização de promoções. Programas de fidelização ajudam na manutenção do cliente e na estabilidade do faturamento da empresa.

O negócio deve ser rentável ao empreendedor. Para isso, é de suma importância que ele saiba exatamente o custo de cada produto e qual a margem ideal para cada um deles. É fundamental que o empresário mantenha as contas da empresa separadas das contas pessoais.

Por Vinícius Nóbrega 

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times