Os reservatórios de água no país passam por notáveis decréscimos no volume total de água, atingindo níveis considerados preocupantes. Essas quedas estão ligadas, principalmente, à falta de chuvas e ao aumento do consumo de energia. No estado de São Paulo, o reservatório do Sistema Cantareira – responsável pelo fornecimento de água em toda a Região Metropolitana de São Paulo – vem diminuindo o nível de água. A recomendação é reduzir o consumo de água em toda região. Além de São Paulo é preciso se adequar a ideia de que vários outros estados podem passar pela mesma situação que algumas cidades já estão passando, o consumo deve ser o que realmente necessita evitando o desperdiço total de água.
De acordo com diretor Eraldo de Melo do Grupo Conservar – empresa prestadora de serviços – é preciso alertar os funcionários a respeito do racionamento. “A falta do abastecimento de água implica no cotidiano das pessoas, seja no lar e principalmente nas empresas. Evitar gastos desnecessários é a principal etapa desta jornada, agindo de maneira conservadora, teremos solução para o problema e evitando ficar sem o abastecimento ou pagando multas destinadas para quem ultrapassar um limite estabelecido pelo governo”, disse.
A prestadora de serviço instrui seus colaboradores sobre o racionamento, reforçando sobre o problema e como será feito a limpeza das empresas de maneira que não haja desperdiço e que fique limpa para atender seus clientes. “Algumas práticas foram adotadas, uma delas é a utilização em baixa quantidade de produtos que contém agentes espumantes, esses necessitam de água para retirada do produto. Lavagens de calçadas e aguamento de plantas serão feitos por apenas duas vezes na semana, assim como a lavagem de vidraças. A utilização de produtos com composição de álcool etílico facilita na limpeza sem a necessidade de água em abundância”, explica o diretor.

No último dia 06, a Procuradoria-Geral do Estado indagou se decide sob a aprovação ou não a taxa de 30% (servirá como multa) para os clientes que aumentarem o consumo de água na Grande São Paulo. A proposta feita pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu aval da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) que foi enviada para o subprocurador Fábio Teixeira Rezende. Se aprovada, a sobretaxa pode vir na conta de junho, ou seja, quem gastar mais água neste mês do que na média mensal de 2013 pagará multa.
Dicas para evitar o desperdiço de água na empresa
Pequenas economias somadas dão grandes resultados.
- No banheiro dos empregados e clientes é onde se gasta mais água. É preciso trocar as válvulas de descarga, alguns produtos podem reduzir até 30% de economia.
- Torneiras com fechamento automático podem ser uma saída para evitar desperdiço. Algumas podem economizar até 50% de economia.
- Panos de limpeza devem ser utilizados com moderação, é possível utilizar um pano para cada ambiente semanalmente. Reunir todos no final da semana e lavar de uma vez só, muitas pessoas lavam o pano assim que terminam de executar a tarefa.
- Não regue as plantas em excesso ou com mangueira e nas horas mais quentes do dia ou quando estiver ventando muito para evitar a perda de água pela rápida evaporação. Molhe a base das plantas e não as folhas. Use um balde ou um regador.
- Não use mangueira para limpar a calçada e sim uma vassoura. Quando necessário, use um balde no final da limpeza.
- Adote a ideia do reuso da água sempre que possível.