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Empresas valorizam a qualidade de vida dos seus funcionários

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Foto: Reprodução

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Dar atenção à qualidade de vida dos seus funcionários é uma missão cada vez mais valorizada dentro das empresas, independente do ramo ou do tamanho da companhia. Neste caso, o que vale, são as boas práticas capazes de gerar um ambiente positivo de trabalho e que irão refletir também na vida pessoal do trabalhador.

Atualmente, no Brasil, existem várias empresas de pequeno, médio e grande porte que utilizam dessa prática tomando medidas que privilegiam a saúde física e mental do trabalhador. A CGP Brasil, tem o objetivo de, por meio da melhoria no bem-estar das pessoas, aumentar a produtividade das empresas, oferecendo alternativas inovadoras e qualificadas para quem busca soluções personalizadas, flexíveis, criativas e baseadas em evidências.

“Acreditamos que o bem estar da empresa está totalmente ligado ao bem estar dos seus colaboradores. Por isso, oferecemos aos nossos clientes o EAP – Programa de Apoio ao Empregado – que oferece suporte profissional para auxiliar os funcionários das empresas a resolverem algumas questões que estão afetando sua vida pessoal e profissional”, afirma Ligia Antunes, Diretora de EAP na CGP Brasil.

A EMBRACON é um exemplo de empresa que conseguiu transformar o ambiente de trabalho oferecendo esse serviço aos seus colaboradores que influenciou na saúde emocional daqueles que utilizaram o serviço. O programa teve início em janeiro de 2013 e, atualmente, já teve 500 atendimentos. Entre as demandas mais solicitadas estão: emocionais (depressão, ansiedade, relacionamentos interpessoais); financeiros (endividamentos) e legais. Em relação à efetividade houve uma redução de 83,61% em absenteísmo, 34,44% em presenteísmo, 33,85% de distresse no trabalho; melhoria de 17,21% na percepção de qualidade de vida e de 14,62% no engajamento no trabalho. “Com relação à análise de retorno financeiro os dados preliminares mostram redução de R$ 30.420,00 em custos médicos e R$ 87.029,00 em custos econômicos que estão relacionados ao absenteísmo, recolocação e retreinamento”, afirma Ligia. Em relação aos índices de satisfação, 100% das pessoas atendidas recomendariam o programa e 97% referem que contatar o programa foi uma boa decisão.

Os funcionários veem o EAP como um momento ideal para pedir ajuda e, a garantia de confidencialidade, incentiva a busca voluntária pela ajuda do serviço. Além do mais, o programa é extensivo aos dependentes, pois sabe-se que os problemas dos familiares afetam não somente o bem-estar, como também prejudicam o rendimento do funcionário no trabalho.

As questões atendias pelo programa incluem: dificuldades emocionais, ansiedade, depressão, pânico, estresse, situações de luto ou perda, envolvimento com álcool e drogas, dificuldades financeiras incluindo aconselhamento de crédito e de consolidação de dívidas, assistência jurídica para questões como divórcio, consumo e imóveis.

O programa também oferece orientação permanente aos gestores. “Instruir os líderes a lidar com empregados que enfrentam problemas pessoais, dificuldades de relacionamento ou outras questões que tenham impacto negativo na equipe e nos resultados da empresa faz toda a diferença no desempenho do funcionário que está passando por problemas”, comenta Ligia.

A maior parte dos atendimentos de EAP nas empresas brasileiras está relacionada a problemas de dependência química, distúrbios psicológicos e problemas no trabalho, seguidos por questões familiares, estresse e falta de assessoria financeira.

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