
Foto: Wikimedia
Os Estados Unidos têm uma longa história de voluntariado. Consagrado na Constituição dos Estados Unidos, o direito de formar associações voluntárias tem sido um aspecto precioso da vida americana desde o nascimento da nação. Alexis de Tocqueville notou a propensão dos americanos para participar de organizações cívicas, quando ele viajou pelo país antes da Guerra Civil. Mas nos últimos anos, a percentagem de americanos voluntariados diminuiu em uma década e agora está em seu nível mais baixo.
No ano passado, a taxa foi de 25,4 %, ou 62,6 milhões de pessoas, em comparação com 29% da população em 2003, de acordo com o Bureau of Labor Statistics. O BLS conta o voluntariado como qualquer trabalho voluntário não remunerado feito nos últimos 12 meses, de levar um vizinho para o hospital, até servir refeições para os sem-teto. A atividade de voluntariado mais comum no país é a angariação de fundos, seguido de distribuição de alimentos e de trabalho.
O total de horas como voluntários variam muito em diferentes partes do país. Utah está no topo das paradas, tanto em número de voluntários em relação à sua população, quanto as horas gastas, cerca de 78 horas por ano, em média, para todos os moradores. É provável que a forte ênfase da Igreja Mórmon em trabalho voluntário tem muito a ver com as taxas de voluntários de Utah.
No outro extremo é o estado de Arkansas, onde a média de horas é apenas um terço do tempo comparado com os moradores de Utah. As razões para as discrepâncias regionais não pode ser resumida a uma única explicação, mas, em geral, o voluntariado é mais prevalente no Centro-Oeste do que em outras regiões. Um fator que parece influenciar as taxas de voluntários é o estresse financeiro. Famílias monoparentais (ocorre quando apenas um dos pais de uma criança arca com as responsabilidades de criar o filho ou os filhos) e as famílias onde ambos os pais trabalham em tempo integral, têm um pouco mais de tempo para o voluntariado.
O impacto global do voluntariado é significativo. Segundo uma estimativa, todas as horas de trabalho voluntário geram cerca de 175 bilhões de dólares em serviços, um importante benefício para a sociedade como um todo para que ninguém tenha que pagar. Com o voluntariado em declínio, talvez seja hora de prestar atenção a uma área da economia que geralmente se beneficiam.
© 2014, Newsweek, Inc. Todos os direitos reservados.