Connect with us

Erro de digitação: Obama corrige mais uma sentença

Published

on

O presidente Barack Obama diminuiu a pena da prisão de um traficante de drogas, após a descoberta que o preso havia sido condenado a três anos e meio de prisão a mais devido a um erro.

Ceasar Huerta Cantu, de Katy,Texas, se declarou culpado de tráfico de maconha e lavagem de dinheiro em 2006, como parte de um acordo. Embora Cantu deveria ter recebido apenas 11 anos e meio, o juiz o condenou a 15 anos, devido a um erro de digitação descrevendo seu crime como mais grave do que realmente era.

A Associated Press informou que o Ministério Público considerou acidentalmente o “nível de ofensa ” de Cantu como 36, quando deveria ter lido 34.

Obama

Já que a equipe jurídica de Ceasar não percebeu o erro antes da sentença, eles não foram capazes de alterar a quantidade de tempo que Cantu cumpriria. O Departamento de Justiça anunciou que Obama tinha assinado uma ordem para corrigir a sentença de Ceasar por causa do erro de digitação.

“Um juiz determinou que o detento não descobriu esse erro a tempo de corrigi-lo através dos meios judiciais; como resultado, agora ele só pode ser corrigido através de clemência” , explica um porta-voz da Casa Branca.

Ceasar H. Cantu está preso em um instituto de correção federal em Oakdale, Louisiana. Sua pena está prevista para cessar no ano de 2018, quando ele será libertado.

Ceasar é a 10ª pessoa a ter sua sentença corrigida pelo presidente Obama. No primeiro mandato do presidente, ele só modificou uma sentença, mas, desde então, tem intensificado o uso de seu poder.

Em dezembro do ano passado, Obama corrigiu as penas de oito presos condenados por porte de cocaína e crack, afirmando que os prisioneiros foram condenados sob as diretrizes desatualizadas.

Obama perdoou 52 prisioneiros desde que tomou posse.

© 2014, IBTimes.

banner_revista

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times