Ainda que os pequenos adorem guloseimas como salgadinho, batata frita, biscoito e tantas outras opções apresentadas nas prateleiras do mercado, os pais sabem que esses produtos não são os melhores para a saúde dos filhos. Além disso, uma pesquisa publicada no site inglês Daily Mail em 2011 e divulgada no Brasil pelo Portal Terra confirmou mais um malefício que pode afetar a criança por toda a vida. De acordo com o estudo, crianças de até três anos que costumam se alimentar dessas “delícias” podem desenvolver um baixo QI.
O problema é que nem todos os responsáveis conseguem acompanhar a criançada 24 horas por dia para saber como anda sua alimentação e, educar para hábitos saudáveis, é outro desafio. Por isso, empresas como a Risotolândia Serviços de Alimentação, especializadas em alimentação escolar, têm se dedicado cada vez mais à segurança e a qualidade dos cardápios das unidades atendidas. A empresa, que tem sede em Araucária (PR), fornece para mais de 350 mil crianças todos os dias nos estados do Paraná e Santa Catarina.
De acordo com Carlos Humberto de Souza, diretor superintendente da empresa, a Risotolândia tem o compromisso com a saúde de milhares de crianças em todo o país, por isso, quando se fala em cardápio, todo cuidado é pouco. “Fornecemos para CMEIs e escolas, atendendo crianças de diferentes faixas etárias. Em cada uma dessas fases a necessidade nutricional da criança é diferente, precisamos nos adaptar a isso. Nossas nutricionistas acompanham diariamente o desenvolvimento dos cardápios e também o preparo das refeições, tudo para garantir uma alimentação saudável, equilibrada e segura. Além disso, nossa empresa tem um diferencial, que é o de atender estudantes que necessitam de cardápios especiais por terem alguma doença relacionada à alimentação, como é o caso da diabetes, intolerância à lactose e muitas outras”, comenta. Segundo a empresa, diariamente são produzidas mais de mil dietas especiais, que seguem rigorosamente a prescrição médica e nutricional dos alunos.
Para incentivar o consumo de hábitos saudáveis de alimentação, além de oferecer diariamente refeições ricas em vegetais, legumes e verduras, a Risotolândia também tem uma série de projetos de educação nutricional, como é o caso do Caminho da Roça. Os alunos atendidos pela empresa têm a oportunidade de ir à roça, vestir avental e chapéu e conhecer de perto o cultivo das hortaliças, o que faz despertar um grande interesse pelo consumo deste grupo de alimentos.
Para garantir a qualidade do serviço, a Risotolândia –há mais de 60 anos no mercado – conta com uma equipe de 4.500 colaboradores e segue rigorosamente os critérios exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Recentemente a empresa foi visitada pelo FNDE, que se mostrou muito satisfatório em relação aos processos da empresa.
“Produzimos mais de 500 mil refeições por dia. Pelo volume de atendimentos somos uma grande indústria, mas atividades como temperar o feijão e o arroz, por exemplo, ainda continuam sendo feitas pelas mãos de nossos profissionais, sempre com muito carinho e responsabilidade. Nossa empresa preza pela qualidade da produção das refeições e, essa dedicação, reflete diariamente na saúde e no bom desempenho dos nossos alunos em sala de aula”, finaliza Carlos Humberto de Souza.