Connect with us

Evento discute a dificuldade de erradicar o trabalho escravo no Brasil

Published

on

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

O governo brasileiro resgatou quase 50 mil pessoas do trabalho escravo desde 1995, quando reconheceu diante das Nações Unidas a persistência de formas contemporâneas dessa modalidade de exploração da mão de obra.

Desde então, tornou-se uma referência internacional em políticas de combate a esse crime e, paralelamente, em produção acadêmica e científica sobre o assunto. Teses, dissertações e pesquisas, abastecidas por dados e informações decorrentes de ações do poder público e da sociedade civil, contribuem – por sua vez – com o desenvolvimento, a implantação e o monitoramento dessas mesmas políticas.

Para discutir o que há de mais novo na pesquisa sobre o problema, a PUC-SP hospedará, de 12 a 14 de novembro, a 7ª Reunião Científica sobre Trabalho Escravo Contemporâneo e Questões Correlatas.

O encontro, organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela ONG Repórter Brasil, conta com o apoio da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo de São Paulo, do Ministério Público do Trabalho e do Departamento de Jornalismo da PUC-SP.

Serão três dias de apresentações de trabalhos e debates sobre a definição e o conceito de trabalho escravo, os estudos jurídicos e legais sobre o tema, as análises dos atores públicos e da sociedade civil envolvidos no processo de repressão e prevenção, a ampliação da terceirização como fator de risco para o aumento de casos de trabalho escravo, a realidade da migração nacional e internacional, a análise de cadeias produtivas envolvidas, e as ações de repressão através de ferramentas econômicas.

Advertisement

7ª Reunião Científica sobre Trabalho Escravo Contemporâneo e Questões Correlatas
De 12 a 14 de novembro de 2014
Campus Monte Alegre da PUC-SP
Rua Ministro Godoy, 969, Auditório 239
Página do evento: www.reporterbrasil.org.br/encontrocientifico
Entrada livre e gratuita

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times