Exposição de artista independente pretende conscientizar o público sobre o consumo de recursos naturais

Published

on

Foto: Reprodução

Em 22 de julho o artista plástico Makarra estreia a exposição Sampa + Verde, parte do projeto Cores do Mundo, que conta com intervenções urbanas em cidades das Américas e Europa.

Na próxima terça-feira (22), o artista plástico brasileiro Makarra recebe o público para vernissage da exposição Sampa + Verde, a partir das 20h, na Rua Brás Melilo nº 104, na Vila Nova Conceição, no Galpão Cores do Mundo. A mostra permanece em cartaz entre 23 de julho e 23 de agosto. Sampa + Verde conta com telas e instalações que remetem ao consumo consciente de recursos naturais. Cores do Mundo é também o nome dado pelo artista independente ao projeto com apoio da Funarte, que envolve não apenas a exposição, como quatro intervenções urbanas em pontos de cidades consideradas polos culturais nas Américas e na Europa.

Nas instalações “Carbono sólido e ar puro” e “Dose”, presentes na exposição Sampa + Verde, Makarra propõe uma reflexão sobre a produção de carbono, a importância de se discutir sobre o destino adequado para o descarte de eletrônicos e a reciclagem do lixo eletrônico, e apresenta alternativas de funções mais adequadas para o descarte de borracha, com pneus usados misturados ao concreto.

O artista também enfatiza soluções de saneamento básico e sugere a refunção do design de embalagem nas instalações “H20” e “Casa Container”. Entre os temas expostos, a transformação de óleo vegetal em sabão biodegradável e a reutilização de casas vegetais como adubo em hortas e flores, nas instalações “Óleo ao Sabão” e “Composteira”. Na instalação “Biodigestor”, o artista convida o público a repensar sobre a logística dos dejetos humanos.

A instalação “Caminho mais verde!” demonstra como a energia do Sol é utilizada para aquecer a água e gerar energia elétrica. O artista também se preocupa em mostrar ao público alternativas simples de percepção de um novo paradigma alimentar, a beleza das cores dos alimentos é destaque na tela “Vegana”, onde Makarra sugere um novo estilo de vida, mais saudável para os seres vivos e o planeta Terra.

Sampa + Verde – projeto Cores do Mundo
Vernissage: 22 de julho, a partir das 20h
Período expositivo: entre 23 de julho e 23 de agosto
Endereço: Rua Brás Melilo nº 104, na Vila Nova Conceição (Galpão Cores do Mundo)

Trending

Sair da versão mobile