A blogosfera tem sido palco de comentários sobre a ascensão do chamado “turismo da maconha”. Muitos blogueiros e internautas notaram como a indústria de nicho vai aumentar no Colorado em 2014, trazendo pessoas de outro estado em massa para experimentar a maconha, que é vendida legalmente.

Enquanto a evidência anedótica é abundante, o site de pesquisa de viagens Hotels.com finalmente colocou alguns números concretos para a suposta tendência.
De acordo com as estatísticas divulgadas, as pesquisas para estadias em hotéis em Denver durante o anual “pot holiday” – mais conhecido como 4/20 –
têm obtido um aumento de 73% ao ano. Enquanto isso, a procura por hotéis em Denver no primeiro trimestre de 2014 aumentou em 25 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
O interesse por reservas de hotel em Colorado, como um todo, aumentou em 78 por cento no primeiro trimestre de 2014.
Uma coisa que podemos estar absolutamente certos é que os jovens empresários de Colorado estarão esperando de braços abertos para receber os visitantes.
Desde que o Colorado abriu suas primeiras lojas recreativas de maconha no início do ano (para quem tem 21 anos ou mais), uma explosão de novos produtos que atendem a moradores e turistas chegou ao mercado.
Hotéis como o Adagio fizeram a transição para os hostels “bed e breakfast” para oferecer hospedagem com acesso à maconha, enquanto os operadores turísticos brotaram como ervas daninhas para ensinar os visitantes sobre a indústria emergente.
Embora a Semana Mundial da Cannabis seja anunciado como a “maior festa de cannabis no mundo”, você não encontra qualquer informação sobre ela em sites de turismo criados pelo Estado do Colorado ou pela cidade de Denver.
Ambos têm resistido a promoção do turismo da maconha desde o início.
Mas talvez eles não precisem.
O fascínio da mídia com o tema fornece gratuitamente uma publicidade que o Colorado jamais poderia pagar.
O uso diário de maconha, afinal, ainda é tecnicamente ilegal sob a lei federal, enquanto os elementos da nova lei do Colorado permanecem envoltos em uma névoa verde.
Por Mark Johanson
© 2014, IBTimes.
