Connect with us

Floração das cerejeiras em São Paulo: Imperdível!

Published

on

garimpando

Floração das cerejeiras em São Paulo: Imperdível!

Você sabia que em São Paulo comemora-se a floração das cerejeiras, tal como acontece no Japão? Pois é. Muita gente não sabe. Mas o evento foi incorporado ao calendário paulistano há alguns anos pelos próprios donos da festa: os imigrantes japoneses e seus descendentes.

foto1

As cerejeiras, conhecidas como “Sakura”, são pequenas flores de cor rosa que florescem entre o fim de março e o início de abril no Japão, marcando a chegada da primavera. Durante os festejos, que atraem milhares de turistas do mundo inteiro, os japoneses costumam praticar o Hanami (hana significa flor e mi, ver): o ato de contemplação das cerejeiras. À sombra das árvores, confraternizam o momento com um piquenique entre amigos e parentes e por isso, esses lugares costumam ser muito disputados. Há inclusive quem chegue na noite anterior para “reservar” a sua árvore.

Aqui, em São Paulo as cerejeiras podem ser vistas no início do inverno, no Parque do Carmo. A versão brasileira da festa já está em sua 36ª edição e nesse final de semana (dias 2 e 3 de agosto) reunirá a comunidade nipônica que vive por aqui. Tal como acontece no Japão, a sombra das árvores será bem disputada para piqueniques mesmo porque, reza a lenda que se uma pétala cair dentro do seu prato você terá boa sorte durante o ano.

Infelizmente, o espetáculo cor de rosa não dura mais de duas semanas. As suas delicadas pétalas caem rapidamente com o sopro do vento e é por essa razão que a árvore tem como significado a fragilidade da vida; cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento. Portanto, reúna os amigos nesse final de semana e curta intensamente cada instante aos pés das cerejeiras paulistanas.

 

36ª Festa das Cerejeiras
Data: 02 e 03 de agosto de 2014
Horário: 9h às 17h
Local: Parque do Carmo – Portão 3
Endereço: Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera. Haverá transporte gratuito da estação de metrô Corinthians Itaquera direto para o parque a partir das 9h.

_____________________________________________________________________________________________________________

Clarissa Sá é carioca. Chegou em São Paulo em 2012 para trampar e acabou por tomar gosto pelas preciosidades que passou a garimpar na Pauliceia. © 2014. Para conhecer suas outras garimpadas, acesse: http://garimpandonapauliceia.wordpress.com

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times