Empresas de tecnologia estão voltando suas atenções também para o setor de educação. O Google liberou este mês, após um período de testes, o Sala de Aula, uma ferramenta voltada para professores e alunos que reúne outros serviços que a companhia já disponibiliza, como Hangout, Google Drive e Docs, com o objetivo de facilitar e organizar a vida dos educadores e tornar o aprendizado mais interessante para os alunos. Para ter acesso à ferramenta, o usuário deve possuir o Google Apps for Education e estar vinculado a uma instituição de ensino que possua uma conta no serviço do Google.
De acordo com o diretor de Educação do Google no Brasil, Milton Burgese, escolas públicas ou sem fim lucrativo poderão acessar o Sala de Aula de forma gratuita. Já instituições particulares deverão pagar uma taxa para fazer a inscrição e utilizar o serviço. Professores particulares, por sua vez, vão precisar comprovar vínculo com alguma instituição de ensino para poder se inscrever.

Foto: Reprodução
Para acessar a ferramenta, o professor precisa inicialmente receber um código para inscrever a aula dele no sistema. No ambiente do Google Sala de Aula, será criada uma pasta para a turma, e subdivisões para as aulas programadas. Dentro da ferramenta, ao escrever um dever e as instruções, o sistema se encarregará de enviá-las a todos os alunos. Além disto, o professor pode estipular um prazo para o envio da tarefa feita, escrever comentários e pedir correções. O Google preparou um vídeo tutorial para explicar o passo a passo para utilizar a ferramenta.
Por parte dos estudantes, eles podem conferir as atividades propostas pelos professores e acessar todo o material didático que está armazenado no Drive. O Google garante que o serviço não contém anúncios e que o conteúdo e os dados dos alunos não serão compartilhados ou usados com fins publicitários. A ferramenta está disponível em 42 idiomas.
Estudantes têm suporte de rede social para aprender no Brasil
Outra ferramenta para ajudar alunos na vida acadêmica é o Passei Direito. O objetivo é simplificar os estudos, reunindo informações sobre os cursos de forma mais rápida. O site permite que estudantes universitários compartilhem dados sobre disciplinas, como materiais didáticos, tirem dúvidas com monitores, divulguem e mobilizem alunos para os eventos, avaliem o próprio desempenho e das disciplinas e montem a grade para o período seguinte junto com os colegas. Além disto, o Passei Direto possui ferramentas customizadas para cada etapa do período acadêmico.