O Google já anotou na sua agenda a primeira conferência para falar sobre o desenvolvimento do software Projeto Ara, um conceito de smartphones personalizável que pode ser atualizado com uma troca rápida de blocos que o compõem.
A empresa acredita que o Projeto Ara será um avanço histórico no mundo da tecnologia de smartphones, por isso, agendou o evento no Computer History Museum, situado no coração do Vale do Silício. A conferência está prevista para o mês de abril, exatamente dois meses antes do Google I/O, a principal conferência de software da empresa.
Segundo informações, o Google diz que pretende oferecer o Projeto Ara com uma estrutura básica aos consumidores por um preço bem acessível, em torno de $ 50. Dessa forma, o Projeto Ara iria derrubar o modelo tradicional de vendas de dispositivos eletrônicos de consumo, onde os mercados vendem dispositivos compostos de componentes feitos por vários fabricantes diferentes.
No outono passado, o estudante de design holandês Dave Hakkens criou um vídeo chamado Phonebloks, onde mostra um smartphone que pode ser atualizado simplesmente tirando um componente, como a câmera, por um modelo mais novo e melhor. No vídeo que já tem mais de 20 milhões de visualizações, o criador Dave Hakkens diz que o projeto poderia reduzir a quantidade de resíduos consumidos por smartphones submetidos a um ciclo de atualização infinita. O Google rapidamente tomou conhecimento do projeto, assim como a Motorola Mobility, que tinha sido recentemente adquirida pela gigante da tecnologia. A Equipe da Motorola já avançou na tecnologia e Projetos (ATAP) e estão trabalhando em um projeto semelhante sob o codinome Projeto Ara, com as patentes e know-how de fabricação para apoiá-la .
ATAP deslocou o Projeto Ara em alta velocidade após o vídeo Phonebloks gerar buzz, e o Google fez uma parceria com Hakkens, onde o designer iria desenvolver um site do projeto.
O Google vendeu a Motorola Mobility para a empresa chinesa de tecnologia Lenovo em janeiro, mas manteve a equipe ATAP, juntamente com os projetos notáveis que já estava trabalhado, incluindo uma tatuagem eletrônica que funciona como uma senha. O Google também sustentou o portfólio de patentes, tentando proteger seu sistema operacional móvel Android.
ATAP agora tem um protótipo funcional , completo com monitor, bateria, Wi-Fi, e os módulos de alto-falante. A equipe ATAP disse que em breve lançará um Alpha de Kit do módulo do desenvolvedor para a vida selvagem. Para a tão esperada novidade, um número limitado de pessoas serão convidados a participar da conferência do Google Projeto Ara.
© 2014, IBTimes