Dor cervical, retificação da curvatura do pescoço, limitação aos movimentos, entorpecimento e fraqueza irradiando para as mãos – estes são alguns dos sintomas das pessoas que sofrem de hérnia de disco do pescoço. E a solução para o tratamento desses problemas podem estar na acupuntura – método milenar da Medicina Tradicional Chinesa.
Um estudo randomizado e controlado com 420 pacientes, publicado noJournal of Acupuncture and Tuina Science, apontou que a eletroacupuntura é mais eficaz que o Meloxicam, medicamento anti-inflamatório com propriedades analgésicas e antifebris, geralmente indicado para o alívio de inflamação e dores de intensidade ligeira a moderada, em doenças reumáticas e também musculoesqueléticas.
“Todos os pacientes do estudo passaram por análises rigorosas, envolvendo diversos critérios de inclusão e exclusão com base em testes objetivos, como raio-x e tomografia computadorizada, o que enaltece a seriedade do estudo em busca de promover o método em prol da saúde humana”, comenta Dr. Márcio De Luna, acupunturista e fisioterapeuta há 30 anos, que explica ainda que a “acupuntura estimula a produção de analgésicos naturais do corpo humano, como a endorfina, que além de diminuir a dor, proporciona uma sensação de bem estar e prazer. Ela dá uma `onda` com dizem os jovens”.
No teste, os pacientes foram divididos em dois grupos de controle, na qual o primeiro foi submetido a prática da eletroacupuntura durante sessões de 20 minutos, uma vez por dia, durante 10 dias, totalizando um ciclo de tratamento, e após um dia de descanso, submetido a um novo ciclo de tratamento, que durou mais 10 dias. Já o grupo controlado pelo medicamento tomou um comprimido de 7,5mg durante 20 dias consecutivos, sempre após o jantar.
RESULTADOS A CURTO-PRAZO
Dos 207 pacientes submetidos a eletroacupuntura, um total de 145 se recuperaram no curto prazo. Dos 208 pacientes de medicamentos, 93 se recuperaram no curto prazo. Melhorias também ocorreram em um adicional de 53 pacientes de acupuntura e em 90 pacientes de medicação.
Fraca resposta ao estímulo ou ao medicamento foi indicada quando não houve nenhuma melhoria dos sintomas e a taxa de redução dos sintomas e sinais era inferior ou igual a 30%. O grupo de eletroacupuntura teve 9 respostas fracas e o grupo de medicação tinha 25 respostas fracas aos tratamentos.
RESULTADOS A LONGO-PRAZO
Resultados a longo prazo foram significativamente melhores para o grupo de eletroacupuntura do que para o grupo do Meloxicam. Dos 207 pacientes submetidos ao método milenar, um total de 180 pacientes apresentaram recuperação a longo prazo. Dos 208 pacientes do medicamento, 142 pacientes tiveram uma recuperação a longo prazo. A eletroacupuntura apresentou melhoras significativas em 25 pacientes, enquanto o medicamento ocasionou a melhora em 52.
Os maus resultados (ou resultados fracos) para eletroacupuntura foram limitados a 2 pacientes, enquanto nos casos de tratamento com o remédio, 14 pacientes obtiveram resultados ruins.