O período de desfraldar as crianças ou o uso frequente de biquíni ou sunga molhada pode favorecer o surgimento de infecção urinária em crianças. Estima-se que 7 a 8% das meninas e 2% dos meninos apresentarão pelo menos um caso de infecção urinária até os oito anos de idade.

Foto: DailyBaby.com.br
Além do tratamento tradicional com medicamentos, nos últimos anos médicos passaram a recomendar o consumo de cranberry para prevenir e tratar a doença. Isso porque diversas pesquisas, como a da Universidade Nacional de Taiwan, atestaram que, consumido continuamente, o cranberry e seus derivados protegem contra infecções do trato urinário. A fruta tem alta capacidade antioxidante e possui concentração de vitamina C, três vezes superior a da laranja.
No Brasil, a forma mais comum de consumo da fruta é por meio do suco, pois o cranberry é cultivado em regiões frias como Europa, Estados Unidos e Chile. A marca de bebida de cranberry mais conhecida no país é a Juxx, que é pioneira e especializada em bebidas funcionais, isto é, fabrica produtos que promovem a manutenção da saúde e reduzem o risco de doenças.
Especialistas indicam a ingestão diária de 2 a 4 copos do suco de cranberry (o que equivale entre 240 a 500 ml) para auxiliar no combate das infecções urinárias. A bebida tem um sabor exótico, e, segundo a marca, já caiu no gosto do brasileiro.
Para crianças que não se adaptam facilmente a sabores diferentes, uma opção é o Juxx Cranberry com aroma natural de morango, que tem a mesma composição que o original, mas é mais familiar ao paladar infantil. A Juxx conta ainda com caixinhas de cranberry 200 ml, pensando no consumidor que deseja cuidar da saúde a qualquer hora e lugar.
A bebida de cranberry da marca é certificada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e possui o selo judaico Kosher, que assegura a sua qualidade. Para aqueles que têm restrições dietéticas ou preferem consumir uma bebida com menos calorias, o produto também pode ser encontrado na versão zero açúcar, que é atestada pela Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD).