
Insight
Entre várias definições, insight é aquilo que muitos viram, mas ninguém havia pensado ainda. Ou ainda, é aquela pista originada do entendimento profundo e holístico da sociedade e do indivíduo, transformada em visão social e que ajuda a identificar oportunidades, entregar inovação e construir grandes ações, antes que outros o façam. Resumindo: é sair na frente!
Para algumas pessoas, a criatividade é consequência da imensa curiosidade que elas têm sobre o mundo, os seres humanos e os consumidores. Assim, estas pessoas, e também as organizações criativas, costumam ter um pouco deste componente instintivo.
Além disso, é possível se programar para isto, pois o conhecimento – reservatório de inteligência – que existe em quase todas as organizações, muitas vezes está escondido e não explorado.
A geração de ideias genuinamente únicas, inovadoras e de sucesso potencial deve se basear, ao mesmo tempo, no conhecimento disponível e na abertura para o mundo exterior, considerando que “os problemas não podem ser resolvidos no contexto em que eles foram criados”, como disse alguma vez Albert Einstein.
Para este exercício, pesa em primeiro lugar a cultura social que deve incluir a busca constante de Insight e Inovação, estimular tanto o comportamento individual, quanto dos grupos da sociedade. Igrejas, associações de classe, ONGs e outras organizações com objetivos voltados para o social, gerenciam problemas, são absorvidas por eles e se esquecem de buscar alternativas criativas fora de sua área de atuação.
Vivemos uma década de urgência onde a expansão e a inovação são molas propulsoras para que o principal elemento do social o “homem” seja respeitado, encontre dignidade e cumpra o seu papel como administrador da Terra e seus pertences.
__________________________________________________________________________________________________________
Claudia Giron Munck é Publicitária, Relações Públicas, especializada em Marketing e Mídias Digitais. Atua na área de Comunicação do Sesc SP e é Coordenadora Editorial da Revista Gente Nova.