Insight

Published

on

Insight

Entre várias definições, insight é aquilo que muitos viram, mas ninguém havia pensado ainda. Ou ainda, é aquela pista originada do entendimento profundo e holístico da sociedade e do indivíduo, transformada em visão social e que ajuda a identificar oportunidades, entregar inovação e construir grandes ações, antes que outros o façam. Resumindo: é sair na frente!

Para algumas pessoas, a criatividade é consequência da imensa curiosidade que elas têm sobre o mundo, os seres humanos e os consumidores. Assim, estas pessoas, e também as organizações criativas, costumam ter um pouco deste componente instintivo.

Além disso, é possível se programar para isto, pois o conhecimento – reservatório de inteligência – que existe em quase todas as organizações, muitas vezes está escondido e não explorado.

A geração de ideias genuinamente únicas, inovadoras e de sucesso potencial deve se basear, ao mesmo tempo, no conhecimento disponível e na abertura para o mundo exterior, considerando que “os problemas não podem ser resolvidos no contexto em que eles foram criados”, como disse alguma vez Albert Einstein.

Advertisement

Para este exercício, pesa em primeiro lugar a cultura social que deve incluir a busca constante de Insight e Inovação, estimular tanto o comportamento individual, quanto dos grupos da sociedade. Igrejas, associações de classe, ONGs e outras organizações com objetivos voltados para o social, gerenciam problemas, são absorvidas por eles e se esquecem de buscar alternativas criativas fora de sua área de atuação.

Vivemos uma década de urgência onde a expansão e a inovação são molas propulsoras para que o principal elemento do social o “homem” seja respeitado, encontre dignidade e cumpra o seu papel como administrador da Terra e seus pertences.

__________________________________________________________________________________________________________
Claudia Giron Munck é Publicitária, Relações Públicas, especializada em Marketing e Mídias Digitais. Atua na área de Comunicação do Sesc SP e é Coordenadora Editorial da Revista Gente Nova.

Advertisement

Trending

Sair da versão mobile