Connect with us

Já é Natal em São Paulo

Published

on

garimpando

Não estou louca. Sei que ainda falta meio ano para a celebração do Natal, mas a impressão que eu tenho é que ele chega cada vez mais cedo. Pra quem trabalha em agência de propaganda é ainda pior. Depois do dia dos Pais, é preciso virar a chave e incorporar o espírito natalino em pleno Setembro. Pensar em árvores, presentes, Papai Noel, presépios, ceias e todo esse mundo iconográfico relacionado à data. A culpa? É dos anunciantes que acham que divulgando seus produtos mais cedo, venderão mais que a concorrência.

presepio1

Pode reparar. Todo ano é a mesma coisa. E as empresas de telefonia, eletrônicos e eletrodomésticos são sempre as primeiras. Mas o post de hoje nada tem a ver com essa antecipação do espírito consumista, muito menos com a oferta de crédito no país. Tem a ver com um museu que mantém o espírito natalino o ano todo.

Trata-se do Museu de Arte Sacra e de seu presépio de 1.600 peças exposto permanentemente em sua área externa. Foi confeccionado em Nápoles no século XVIII e adquirido em 1949 por Francisco Matarazzo Sobrinho que já naquela época, sonhava em abrir para visitação pública.

É uma verdadeira viagem no tempo e no espaço. Além da representação do nascimento de Jesus, o presépio napolitano retrata em pequenas cenas a sociedade da época: profissionais urbanos (como ferreiro, sapateiro, barbeiro, verdureiro, entre outros) e homens do campo, além de objetos, utensílios e móveis. Para entender tudo que está rolando é preciso gastar uns bons minutos e ainda assim, eu garanto que é possível se surpreender a cada visita. É muita informação!

presepio2

As peças chegaram soltas da Itália e, seguindo o desejo do comprador, foram expostas na Galeria Prestes Maia no ano seguinte a aquisição. Onze meses depois, o presépio foi recolhido e guardado na Metalúrgica Matarazzo, onde permaneceu por cinco anos até ser transferido em 1956 para o antigo Pavilhão do Folclore, no Parque do Ibirapuera. Ali, ficou até 1985, quando então por questões técnicas, foi transferido para onde se encontra hoje: o Museu de Arte Sacra.

Desde 1999, é possível entrar no clima natalino a qualquer hora em São Paulo. E muito antes de qualquer anunciante.

 

 

Museu de Arte Sacra: Avenida Tiradentes, 676 – Bairro da Luz – São Paulo. De terça a sexta, das 9 às 17h e sábados e domingos, das 10 às 18h. Sábado: gratuito. Demais dias: R$ 6,00 (estudantes pagam meia).

_____________________________________________________________________________________________________________

Clarissa Sá é carioca. Chegou em São Paulo em 2012 para trampar e acabou por tomar gosto pelas preciosidades que passou a garimpar na Pauliceia. © 2014. Para conhecer suas outras garimpadas, acesse: http://garimpandonapauliceia.wordpress.com

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times