Connect with us

Já sabe o que vai fazer com o seu 13º salário?

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

As empresas tem até o dia 20 de novembro para pagar a primeira parcela. Confira as dicas do nosso Analista e Planejador Financeiro Pessoal (CFP®)

Filipe Villegas, Analista gráfico CNPI-T da WinTrade e Planejador Financeiro (CFP®), certificado pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), ensina como aproveitar melhor seu 13º salário. E já adianta que além dos gastos com festas, presentes e afins, é importante separar um percentual para quitação de dívidas.

Dívidas

Algumas dívidas acumuladas no fim do ano podem ser liquidadas com o 13º salário, porém é importante analisar os descontos oferecidos para pagamento antecipada, pois nem sempre encerrar uma dívida é tão vantajoso. Vale lembrar que os grandes vilões do orçamento pessoal são os juros do cheque especial e do cartão de crédito, esses, devem ter prioridade no momento da escolha sobre quais dívidas serão pagas de maneira antecipada, alerta Filipe Villegas.

Pagamento adiantado

Vale a pena pagar contas adiantadas? Algumas contas no começo de 2015 – como IPVA, matrícula escolar e férias mal planejadas – podem ser parceladas ou pagas à vista. Villegas lembra que para o pagamento a vista ser vantajoso se faz necessário que o desconto oferecido supere o custo de oportunidade ao se fazer um investimento seguro, como por exemplo, a poupança, que atualmente rende em média 0,5% ao mês.

Investir

Essa é a palavra-chave para quem quer fazer o seu 13º render. No mercado, há vários tipos de investimentos, desde os mais seguros até os mais arriscados, dependendo do seu perfil de investidor. Villegas explica como aplicar em LCA/LCI, Tesouro Direto, Ações, Fundos de Investimentos e Fundos Imobiliários.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times