Connect with us

Lavar os cabelos com água muito quente faz mal para a saúde dos cabelos e do couro cabeludo

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Cabelos oleosos, sem vida e quebradiços podem se agravar no inverno.

O inverno traz tempo frio e o ar seco, além de ser um grande inimigo da pele, inclusive é nesta estação do ano que se desencadeiam mais doenças no couro cabeludo, como caspa, coceira, eczema, seborreia e até queda dos fios, por isso os cuidados precisam ser redobrados.

Os cabelos são fundamentais para compor o visual e levantar a autoestima e essas doenças do couro cabeludo colocam em risco a saúde e a beleza dos fios, ainda mais se aliadas ao estresse também que também é um dos fatores que contribui para o agravamento da caspa, por exemplo.

Kátia Timani, diretora da Kans BR e especialista em cabelos, explica que no inverno, o couro cabeludo fica menos hidratado por falta de suor e costuma descamar mais. “É fundamental hidratar o couro cabeludo, para evitar todas essas doenças relacionadas ao ressecamento dessa região. Para quem costuma alisar e colorir os cabelos, a hidratação é indispensável”, afirma.

O excesso de gordura é outro problema, porque leva ao desenvolvimento de fungos e ao aparecimento da descamação, por isso Kátia Timani conta que na hora de lavar os cabelos deve-se optar pela água morna, durante o inverno. No verão, pode ser morna ou fria.

Os bonés não provocam caspa, mas contribuem para a oleosidade, devido o cabelo ficar abafado.

Segundo Kátia Timani, o couro cabeludo muito oleoso ou seco demais, agredido por fungos ou agentes externos, produtos químicos, dietas inadequadas e estresse são os grandes causadores da queda capilar. “O segredo por trás dos cabelos bonitos é justamente ter um couro cabeludo saudável, utilizando produtos naturais que repõem nutrientes”, relata a pesquisadora.

Muitas pessoas confundem tratamento de reestruturação capilar com alisamento. O procedimento não deve alisar os fios, mas melhorar o aspecto do ressecamento, alinhar as escamas capilares e reduzir o frizz, sendo ideal aplicar  uma vez ao mês, ou de três em três meses.

Os resultados da reestruturação capilar podem ser vistos logo na primeira sessão, os fios já mostram sinais de recuperação na textura, ficam mais fortes e resistentes. Esse tratamento proposto por Kátia Timani utiliza enxofre japonês rico em cisteína e aminoácidos, além de ser o responsável pela produção de colágeno pelo organismo, item fundamental para a construção do tecido conjuntivo.

“O que muitos não sabem é que o enxofre é também um componente que propicia maior elasticidade, resistência e massa para os cabelos. Justamente por ter essas propriedades tão benéficas é que o chamado “mineral da beleza” passou a ser visto com outros olhos por especialistas, afinal, ele é um dos ingredientes da queratina, proteína que produz unhas, pele e cabelos”, explica a diretora da Kans BR.

Recuperar o cabelo perdido ou abrandar a queda dos fios é o desejo capilar que as pessoas mais almejam. Por isso mesmo, Kátia Timani foi a fundo nas pesquisas para o combate à queda de cabelos, realizando um Protocolo diferenciado. A pesquisa da Kans BR registrou que em apenas 5 semanas os cabelos cresceram em média 2,5 cm.

Os estudos continuam sendo desenvolvidos no Centro Técnico da Kans BR, que conta com uma equipe multidisciplinar para realizar os trabalhos que já foram apresentados num primeiro momento na Hair Brasil, com a Fotobiomodulação com LEDs da cor rubi, da Tonederm, com o equipamentos Spectra G3, e o uso tópico de produtos das linhas Eckobrazilis e Mandarim Oriental.

Resultado: sucesso garantido com o fortalecimento e brilho dos cabelos. “A queda de cabelos afeta um grande número de pessoas e pode trazer consequências sérias, inclusive de comportamento, por isso é fundamental ter uma boa alimentação, evitar o estresse e utilizar produtos confiáveis nos cabelos, totalmente naturais”, diz Kátia Timani.

Basta querer ter cabelos brilhosos, lindos e saudáveis, já que dicas é que não faltam e a Kans BR ajuda a levantar a estima de qualquer um.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times