
Foto: Reprodução
A odontologia estética está cada vez menos invasiva, mudanças de cor, formato, tamanho, reparo de fraturas, agora são possíveis com as lentes de contato, também conhecidas por folheados dentais e lentes de contato de porcelana.
“As lentes de contato são feitas de porcelana, possuem de 0,2 à 0,4 mm e são cimentadas sobre a parte frontal dos dentes para melhorara da aparência”, explica o dentista Gildo Gugliano Júnior. “São minimamente invasivas, pois praticamente não há desgaste algum”, complementa.
O processo é simples… Para a implantação da porcelana uma simulação com resina especial é feita antes para que o paciente aprove a mudança. Caso queira alguma mudança, essa será realizada. O mais importante é que a pessoa defina o que ela realmente quer com esse procedimento, em outras palavras, qual o seu desejo.
“Lentes de contato quando corretamente indicada é uma ótima solução para trazer uma boa estética, sendo um procedimento tranquilo que tende a agradar muito os pacientes” afirma Eduardo Denis, dentista da OrthoClinic Brasil.
Quando as lentes de contato de porcelana, que são previamente feitas pelo protético, estão prontas, são cimentadas seguindo um protocolo rigoroso. A durabilidade costuma ser de 10 anos, mas depende muito da higiene e hábitos do paciente. Quebrar gelo, por exemplo, é algo que causa fraturas.
“É diferente das facetas, pois o desgaste dessas é grande. Portanto, quando indicadas, lentes de contato são soluções mais conservadoras. Esse procedimento deixa o sorriso mais iluminado e rejuvenesce o paciente”, finaliza o dentista Gildo Gugliano Júnior.