Connect with us

Maior biblioteca digital da América Latina é lançada

Published

on

Com um acervo formado por cerca de 64 milhões de arquivos digitais, como teses, dissertações, artigos, livros e vídeos – todos em texto completo, abertos e gratuitos, a nova biblioteca digital oferecerá a produção científica de mais de 1.600 universidades e centros de pesquisa de 63 países.

O projeto se tornou possível através da inserção da pós-graduação da Estácio no Open Archives Initiative, um consórcio internacional formado por renomadas instituições como, por exemplo, as universidades de Harvard, Oxford, Cambridge, Université de Paris, Universidade do Minho, como também pela USP, UNCAMP, UNB, UFMG, Senado Federal e Conselho Nacional de Justiça. Importantes acervos institucionais, como a Open PubMed, Scielo, Redalyc e Bibliotecas Nacionais da França, Portugal e Espanha, também estão integrados. Em um único sistema, simples e intuitivo, a comunidade vai poder buscar e baixar gratuitamente todo o universo do conhecimento gerado e disponibilizado por estas instituições de pesquisa e cultura que operam em parceria.

Toda a infraestrutura tecnológica da Biblioteca Digital foi desenvolvida pela Phorte Inovação, departamento de inovação do Grupo Phorte, parceiro da Estácio nos novos cursos de pós-graduação. A Phorte Inovação acumula sete anos de pesquisas aplicadas a tecnologias de educação superior e é pioneira na América Latina na tecnologia de Open Archives. O Prof. Giovanni Eldasi, coordenador científico deste departamento, aponta que o acervo será especialmente útil como fonte para a elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da graduação e pós-graduação da Estácio.

A Biblioteca Digital já está disponível no portal da pós-graduação:
http://posestacio.com.br/biblioteca/

Advertisement

A Biblioteca Digital contém:

– 77269605 itens completos, abertos e gratuitos que aumentam a cada minuto.
– Bibliotecas Unificadas de 63 países
– Acervos de 1643 Universidades e Centros de Pesquisas
– Artigos de 48.567 Revistas Científicas
– 4.270 Vídeo Aulas Universitárias


Primeira Biblioteca Digital Mundial

No início do ano a Unesco presenteou a humanidade com a primeira Biblioteca Digital Mundial, através do site www.wdl.org.

Ela reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as joias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Advertisement

Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas o português. A biblioteca permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição.

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web, sem necessidade de se registrarem.

© 2013, The São Paulo Times.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times