Connect with us

Mudança radical pode tirar Barcelona do campeonato espanhol

Published

on

allan

Mudança radical pode tirar Barcelona do campeonato espanhol

Nos dias de hoje, Real Madrid e Barcelona é considerado por muitos o maior clássico do futebol mundial. O clássico reúne desde 2008, 16 dos 18 finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA. Messi e Cristiano Ronaldo, um de cada lado, polarizaram o prêmio de melhor do mundo durante este tempo, o argentino ficou com quatro prêmios contra dois do português.

Agora imagine o fim deste clássico, isto mesmo você não entendeu errado. No ultimo final de semana o povo da Catalunha foi consultado sobre a independência e, 80% dos moradores da região opinaram a favor da criação de um novo Estado e independência do mesmo. O governo espanhol não reconhece esta votação e por isso a situação permanece inalterada na Espanha, pelo menos por enquanto.

Porém o resultado já mexe com a mídia esportiva do país que imagina como seria a Espanha sem os esportistas da Catalunha. Nos bastidores já se cogita a possibilidade de não ter mais na liga espanhola clubes daquela região, como Barcelona e o Espanyol, o que seria trágico para o esporte espanhol, e principalmente para o FC Barcelona.

Disputar um campeonato sem grandes adversários poderá desestimular aqueles que vestem ou sonham em vestir a camisa do clube. As receitas de televisão podem despencar, afinal um campeonato com Barcelona e sem rivais a altura pode se tornar pouco atrativo para o publico e para a TV, além do grande revés que as receitas de bilheteria e direitos televisivos podem sofrer.

Com a possível separação, a seleção espanhola também teria prejuízos com a perda de grandes jogadores para o novo país. Vicente del Bosque não poderia contar mais com os selecionados Pique, Alba, Busquets e Fabregas. Não só o futebol espanhol sofreria com a separação mas outros esportes de grande popularidade no país também ficariam no prejuízo, principalmente hóquei na grama, pólo aquático, esportes aquáticos e motovelocidade. Juntos, esses esportes não contariam com pelo menos 56% dos esportistas de destaque, já que a maioria é nascida na região da Catalunha. Hóquei na grama teria um desfalque de nada menos que 14 dos 16 atletas que defenderam o país na última olimpíadas.

Aos 17 minutos e 14 segundos de cada tempo de jogo de seu time, a torcida do Barcelona solta o grito pela independência da região, um tiro que pode sair pela culatra. Expor a sua vontade de se separar pode ter criado a Barcelona um grande problema.

__________________________________________________________________________________________________________
Allan Moran. Pós graduado em gestão e marketing em entidades esportivas. Complementou o mesmo curso na Universidad Europea de Madrid e é sócio da Trivela Sports. ©2014.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times