Connect with us

Não consegue emagrecer? Saiba quais alimentos estão sabotando a dieta

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Especialista dá dicas de como mudar a alimentação para prevenir doenças

As estatísticas relacionadas ao aparecimento do diabetes e sobrepeso no mundo inteiro são alarmantes. Além de estarem mais sedentárias e comendo pior, as pessoas estão engordando e adoecendo. Sintomas como pressão sanguínea alta, manifestação de diabetes tipo 2 e níveis elevados de colesterol no sangue são alguns dos diagnósticos que crescem junto com o sobrepeso.

Para o presidente do INEODOC (Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas), Patrick Rocham especialista no tratamento de Diabetes e Pesquisador na área da nutrição, os hábitos alimentares podem ser um dos principais aliados na prevenção e controle da diabetes e também do sobrepeso. “Os resultados observados comprovam que a alimentação previne e trata diabetes, reduzindo e, em muitos casos, até eliminando a necessidade de medicação”, destaca.

A adoção de uma alimentação inteligente e estratégica concentra-se em substituir alimentos considerados prejudiciais para a saúde por outros que sejam funcionais para o organismo. A seguir, o especialista lista alguns hábitos alimentares considerados sabotadores e que podem estar comprometendo a sua saúde:

1. Consumo de pães e massas em excesso

A matéria-prima do pão, das massas, biscoitos e bolos é o trigo, que é considerado um dos principais sabotadores da dieta. Os produtos de trigo, além de não possuírem elevado grau nutritivo, podem funcionar como gatilho da fome, aumentando o apetite poucos minutos depois. “Uma alimentação saudável não significa passar fome, mas sim escolher alimentos que colaboram para o bom funcionamento do metabolismo e contribuem com o bem estar. Substituir os farináceos por outros alimentos mais nutritivos é primordial”, destaca Rocha.

2. Frituras

Frituras em geral não trazem benefício algum ao corpo e são carregadas de gorduras ruins, responsáveis por aumentar complicações e riscos de doenças do coração. Além disso, o médico afirma que os óleos vegetais poli-insaturados, como soja, milho e canola devem ser evitados. “Sempre que for preparar e cozinhar um alimento, o ideal é utilizar o óleo de coco extra-virgem. Além disso, privilegie grelhados e assados, que irão saciar a fome e não prejudicar o seu organismo”.

3. Diets e Lights

Muitas pessoas acreditam que ao adotar uma alimentação com restrição de açúcar é essencial dar preferência aos diets e lights, mas isso é um grande mito. Além de ter mais sódio, as substâncias que substituem o açúcar, como o aspartame, podem ser consideradas tão prejudiciais quanto o próprio condimento por possuir em sua composição ácido aspártico, fenilalanina e metanol, substâncias prejudiciais ao organismo.

4. Industrializados

De acordo com Rocha, os alimentos embutidos e industrializados são os principais vilões das dietas. “Para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos, que, em geral, são bastante prejudiciais. Corantes, aromatizantes e conservantes a longo prazo tendem a intoxicar o organismo, o que atrapalha todo o funcionamento saudável do metabolismo”.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times