
Foto: Reprodução
Levantamento desenvolvido pela Almawave aponta também que sucesso esportivo acabou deixando de lado o debate sobre temas econômicos e de organização do evento
Se, esportivamente, Neymar foi importante na campanha da seleção brasileira durante o Mundial 2014, nas redes sociais, a popularidade do atacante se mostrou imbatível, superando a soma de citações de todos os demais atletas citados no Twitter. Segundo levantamento realizado pela Almawave, empresa de inovação tecnológica do grupo italiano AlmavivA, de cada dez tweets referentes a atletas brasileiros, cinco citavam Neymar.
A distância é grande já para o segundo colocado, David Luiz, que foi citado em 1 de cada 10 posts.
A maioria dos posts teve caráter neutro (64%), mas o sentimento negativo chegou a 22%, tendo crescido após a eliminação brasileira para a Alemanha nas semifinais do torneio. Apenas 13% dos tweets registrados teve conteúdo negativo.
De acordo com o vice-presidente do conselho de administração da Almawave no Brasil, Giulio Salomone, a pesquisa demonstrou que o sucesso esportivo do Mundial acabou colocando outros temas mais sensíveis, como organização, economia e temas sociais em segundo plano. “Segundo o levantamento, mais de 87,7% das publicações, no período de 12 de junho a 13 de julho, foram relacionados ao aspecto esportivo do evento, enquanto 5% abordaram a imprensa/personagens, 4,2% a organização, 1,1% a economia e turismo, empatados, e 0,6% as questões sociais (incluindo criminalidade, pobreza, saúde e corrupção)”, explica.
Mesmo diante da nota alta que a FIFA concedeu ao Mundial, foi possível verificar que a maior parte das opiniões envolvendo o evento esportivo foi neutra (58%), mas os tweets negativos superaram os positivos (29% contra 13%).
A questão econômica foi a que mais atraiu críticas, com 47,1% dos mais de 1,1 milhão de posts negativos. A queixa mais comum dos usuários é a respeito do grande montante investido para o evento esportivo, em comparação com o aumento do PIB praticamente nulo.
Por ter chegado à semifinal do campeonato, a Argentina foi a seleção mais popular do Mundial e conquistou 16,8% dos tweets. A rivalidade entre argentinos e brasileiros também pode ter potencializado a quantidade das menções na rede social.
O craque Messi, que recebeu a Bola de Ouro do torneio, foi o atleta mais comentado na rede social, com 10,7% do total de tweets, e deixou o brasileiro Neymar na segunda colocação com apenas 8,5% das menções.