
No Brasileirão 15 técnico medalhão não tem vez
O campeonato brasileiro de 2015 se aproxima da metade, mais três rodadas e entraremos no returno. Com o inicio do returno os clubes começam definir pelo o que de fato irão brigar, titulo, libertadores, sul americana ou o temido rebaixamento.
Porém antes da virada de turno já temos uma grata surpresa, a afirmação da nova geração de treinadores do País. Nas primeiras posições apenas Levir Culpi e Tite com boa rodagem, depois deles apenas treinadores que conseguiram destaque na atual década, Enderson Moreira, Eduardo Baptista, Milton Mendes e Marcelo Oliveira formariam o G4 da novíssima geração.
Um dado interessante ao analisarmos os dez primeiros colocado até esta rodada e não temos nenhum comandante campeão brasileiro antes de 2010. Tite ganhou seu primeiro e único brasileiro em 2011, depois disso apenas o atual bicampeão Marcelo Oliveira levantou a taça. Levir Culpi, o mais experiente de todos, nunca sentiu o prazer deste titulo.
Os medalhões da década passada estão ficando cada vez mais sem espaço no futebol brasileiro restando para eles os mercados emergentes como Arábia e China, ou então o desemprego. Muricy talvez seja o único que desfruta de algum prestigio entre os grandes do país. Luxemburgo, atualmente no Cruzeiro 14° no brasileirão 2015, não sabe o que é ganhar um titulo nacional a mais de 10 anos. Felipão amargou péssimas experiências por onde foi ídolo e hoje trabalha na China. Abel Braga, outro campeão nacional no passado recente, voltou para a Arábia. Paulo Autuori, Emerson Leão, Geninho, Joel Santana e Osvaldo de Oliveira, campeões brasileiros nas décadas passadas, seguem sem sucesso no Brasil ha um longo tempo.
Parece que chegou a vez da nova geração de treinadores, eles cavaram o próprio espaço e tiraram de circulação os medalhões da década passada. Fruto de muito trabalho, competência e um pouco de ajuda dos cartolas que decidiram mudar o rumo. Os combalidos cofres do futebol brasileiro também agradecem a nova geração, pelo menos por enquanto.
__________________________________________________________________________________________________________
Allan Moran. Pós graduado em gestão e marketing em entidades esportivas. Complementou o mesmo curso na Universidad Europea de Madrid e é sócio da Trivela Sports. ©2014.