Connect with us

Noé, Adão, Eva, e a Serpente – Desmistificados

Published

on

ddd_capa

Noé, Adão, Eva, e a Serpente – Desmistificados

Acabou de lançar o filme Noah (Noé), de um dos meus diretores preferidos, o Darren Aronofsky, que também dirigiu Cisne Negro, Requiém para um Sonho, Pi, e o melhor, A Fonte da Vida.

O Filme Noah, que significa “O Escolhido”, é uma releitura bem humana, com uma pitada de fantasia a uma das histórias mais contadas do mundo, a doDilúvio, e pra quem não sabe, o dilúvio é contado em milhares de religiões e culturas, como se realmente tivesse acontecido tal fato singular, mas ficou apenas na boca das pessoas durante milhares de anos, numa época em que as pessoas não tinham escrita ainda. Mas na minha opinião, o dilúvio aconteceu algumas vezes, pelo menos duas, há 10 mil anos atrás no último degelo, e há 30 mil anos no penúltimo, mas claro, não há como confirmar ainda, mas é bom ressaltar que essa história aparece no livro mais antigo escrito do mundo, A Epopéia de Gilgamesh.

Uma das histórias que conhecemos da serpente é a da bíblia (Pra quem quiser saber mais leia As Máscaras os Deuses: Mitologia Oriental – Joseph Campbell), ela indica o fruto do conhecimento, pois ela é o simbolo da imortalidade, da árvore da vida, pois a serpente renasce a cada vez que troca de pele, e é a mulher que pega o fruto e não o homem, porque a mulher é regida pela lua que também é simbolo da imortalidade, por ter suas fases, e morrer enquanto lua nova e renascer depois quando o Sol consegue mandar seus raios  para ela possibilitado pelo movimento da Terra.

Conhecimento podemos ter, mas a imortalidade não?

Talvez, acho que sim na verdade, há um processo, uma ordem das coisas acontecerem e se transformarem no universo, experienciamos apenas algumas dimensões, portanto não morrer pode nos privar de viver outras coisas, mas claro, isso já é ir pra um lado da ciência em que ela apenas começa a tocar.

E uma coisa a se pontuar é que quando o casal foi expulso do Éden(que significa planície) a primeiro geração já mata seu irmão, Caim e Abel, ou seja,conhecimento sem um guia apenas causa destruição, desarmonia.

Enoch disse que o mundo acabaria com fogo, mas parece que a água foi escolhida para renovar o mundo de Noé, fogo apenas destruiria, e não daria uma segunda chance a humanidade. O homem precisava se remodelar, e não se destruir. Ter um novo Genesis, termo esse que significa começo, o primordial, por isso chamamos nosso código genético de gene.

Essa foi a misericórdia de deus. Simbólica.

E talvez tenha sido uma prova que até ele em suas histórias tem fé na humanidade, apesar de se mostrar decepcionado e nervoso com a humanidade muitas vezes no velho testamento.

____________________________________________________________________________________________________________

DestruidorDeDogmas.com.br. Desmistificar, esclarecer, explicar, pesquisar, criticar, inovar, solucionar e poetizar. © 2014.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times