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Novas diretrizes educacionais devem ser definidas ainda em 2014

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Foto: Reprodução

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Foi veiculada na mídia uma nota da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, comprometendo-se a concluir até o final de 2014 um documento que irá traçar as diretrizes de qualidade da educação infantil dos paulistanos.
De acordo com a nota, o secretário Cesar Callegari afirma que “as diretrizes vão definir com mais detalhes o atendimento da rede direta, conveniada e também particular”. A nota lembra ainda que o MEC (Ministério da Educação) já tem diretrizes nacionais para esse segmento, relatadas em documento próprio em 2010.

Cabe aqui comentarmos que, embora as Diretrizes publicadas pelo MEC sejam bastante abrangentes, o debate sobre a prática pedagógica na Educação Infantil é sempre pertinente, uma vez que durante esses anos “pré-escolares” as crianças têm a oportunidade de conviver com seus pares e aprender a se relacionar em grupo, exercitando a prática de valores como respeito, tolerância, amizade, etc. Além disso, esse período mostra-se profícuo no desenvolvimento de competências e habilidades específicas para cada faixa etária, incluindo o aprimoramento da coordenação motora, do raciocínio lógico-matemático, da organização do pensamento, e também é responsável por aguçar algumas características pessoais nas crianças, como o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, da curiosidade, do senso crítico, etc.

Estudos recentes da neurociência ratificam a importância do desenvolvimento intelectual da criança até os seis anos de idade, conferindo às escolas de Educação Infantil outro status e exigindo mais responsabilidade curricular e consciência de seu importante papel no processo educacional propriamente dito, ao contrário de uma antiga concepção em que creches e pré-escolas primavam mais pelo cuidado e pela recreação.

As práticas desenvolvidas no Colégio Presbiteriano Mackenzie, com alunos da Educação Infantil por meio de sua Matriz Curricular, vêm ao encontro das necessidades e preocupações contemporâneas expostas nas diretrizes de qualidade da Educação Infantil da cidade de São Paulo.

Por Laís de Almeida Cardoso

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