Connect with us

Novidades no campo da dermatologia e estética

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Após circular pelo Annual Meeting da American Academy of Dermatology, em San Francisco (Califórnia), o mais importante congresso de Dermatologia no mundo Dra Daniela Ribeiro medica dermatologista especialista em medicina estética elegeu alguns tratamentos  super novidades que em breve devem estar desembarcando por aqui. Segundo a Dra  algumas que até já usamos mas que podem ser melhor aproveitadas, vamos lá?

AGNES – grave esse nome – ainda sem lançamento previsto no Brasil – o Agnes trata a acne e causa uma destruição seletiva da glândula sebácea com microagulhas que liberam radiofrequência e são introduzidas diretamente na acne (ou melhor, na “espinha”). Foi lançado no Congresso Europeu na Turquia em 2013 e no Meeting Americano ano passado. Mas somente esse ano recebeu o FDA (Anvisa americana) e assim começou a ser muito falado em palestras. Dra Daniela conheçe pessoalmente o dermatologista coreano que inventou o aparelho e dia que pelo que percebeu essa máquina veio para ficar, pois seu mecanismo é bastante interessante e eficaz. Serão necessários em torno de 3 tratamentos para uma resposta satisfatória

 VANQUISH – esse equipamento já está sendo lançado no Brasil – e trata-se de uma radiofrequência com campo eletromagnético – para tratamento de gordura em grande quantidade e áreas corporais maiores. Sem precisar encostar na pele, o campo gerado aquece a gordura na profundidade e é responsável por eliminá-la. Tem mostrado resultados promissores em tratamentos de emagrecimento como coadjuvante de dieta e exercícios físicos.

CELLFINA – novo aparelho para tratamento de celulite – que em breve deve desembarcar por aqui – associa a sucção (vácuo) com um procedimento invasivo no qual agulhas são introduzidas na camada subcutânea a fim de quebrar as traves fibróticas que causam a celulite. Dra Daniela nos conta que o aparelho mostra resultados excelentes para celulites de grau III e IV cujos tratamentos até então eram bastante limitados.

Apesar de ser invasivo (um dos seus defeitos em um país tropical onde as mulheres adoram um sol o ano inteiro) parece ser bastante eficiente.

I-LipoXCell – nova versão de um equipamento já usado no Brasil para tratamento da gordura localizada – este veio trazendo uma análise corporal inteligente já dentro do equipamento que permite já avaliar e fazer as medidas do paciente e assim personalizar o melhor programa de tratamento a ser seguido, o que deixou Dra Daniela encantada pois automatiza algo que fazíamos manualmente e dessa forma poderia ter pequenas falhas. Além disso a dra explica que ele associa mais 3 tecnologias para tratamento da gordura corporal.

DRUG DELIVERY PÓS LASER – essa não é propriamente uma novidade mas a consagração de uma técnica já bastante usada por aqui. Hoje, para potencializar os efeitos de tratamentos se aplicam substâncias de com finalidades específicas imediatamente após o laser, ou seja, como a pele já está aberta por micro-perfurações causadas pelo laser, quando se aplica algum produto por cima este irá penetrar facilmente e com isso pode-se tratar uma infinidade de queixas estéticas, como rugas, acne e manchas além de uma série de doenças tais como vitiligo, cicatrizes, entre inúmeras outras.

Dra Daniela explica que estudos com essa técnica estão tão avançados que atualmente está sendo pesquisada para tratamento de infecções e vacinas (substituindo assim a necessidade de antibióticos e vacinas injetáveis).

LASER DIODO DE BAIXA POTÊNCIA OU LED NA FORMA DE COROA OU CHAPÉU – estes equipamentos se mostram cada vez mais efetivos em diversos tipos de quedas de cabelo, independente da causa como coadjuvantes no tratamento. Apesar de ainda faltarem muitos estudos pois muitas vezes esses tratamentos são usados associados a medicamentos já observamos uma crescente utilização deles com excelente resposta – no Meeting de Dermatologia em San Francisco foram lançados diversos novos equipamentos para esse fim.

 NOTOX – a novidade agora é uma técnica e não um aparelho. Dra daniela nos conta que já virou hit entre os hollywoodianos e ela adorou , uma nova técnica para aplicação preenchimentos e de toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, na região da testa.

Essa técnica foi desenvolvida pela descobridora da toxina, Jean Carruthers, na qual ela sugere que a tendência é usar mínima ou nenhuma quantidade de toxina botulínica na testa (esta deve ser usada na glabela – região situada entre as duas sobrancelhas – no músculo do “bravo”) e usar mais preenchimento em toda a extensão da testa inclusive na sobrancelha, visando proporcionar resultados mais naturais e com mais expressão.

Dra explica como sempre faz questão de proporcionar resultados naturais aos pacientes, já esta aderindo a técnica. Porém eles precisam entender que nesse caso a expressão não ficará paralisada e que as rugas aparecerão mas, claro, em menor intensidade. Então nesse caso, nada de voltar ao seu médico dizendo que a toxina não funcionou. Esse é o objetivo proporcionar resultados naturais.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times