Connect with us

O Apple Pay pode mudar a maneira como as pessoas enxergam o comércio

Published

on

Foto: apple.com

Foto: apple.com

A carteira-móvel da Apple, o Apple Pay, foi lançado com uma série de parcerias com os maiores serviços de cartões, bancos e revendedores. E espera-se que o produto mude a maneira como as pessoas pagam e administram o seu dinheiro, de acordo com a Infosys, a segunda maior fornecedora de serviços tecnológicos da Índia.

O Apple Pay é baseado na tecnologia de campo de comunicações curto (NFC), a qual permite que dispositivos sem fios comuniquem entre si a curtas distâncias. A tecnologia já existe há anos, mas nunca foi utilizada. Contudo, o Apple Pay pode mudar isto, uma vez que a sua chegada aponta para o futuro do comércio, de acordo com Rajashekara V. Maiya, responsável pela estratégia de produtos na Finacle, a unidade de software de comércio da Infosys. Há uma carteira-móvel da Bharti Airtel, empresa sediada em Bangalore, disponível para todos os seus clientes da Bharti Airtel, mas a adesão a este serviço foi modesta. Abaixo, uma entrevista via e-mail com Maiya.

Qual vai ser o impacto global da Apple Pay na indústria dos pagamentos?

Os pagamentos, especialmente na indústria dos pagamentos online, estão passando por várias mudanças, e a entrada da Apple na área dos pagamentos reitera a nossa ideia de que o futuro do comércio vai ser gerido por um grupo de quatro – bancos, fornecedores de telecomunicações, grandes retalhistas e fornecedores de tecnologia. A entrada da Apple nesta área demonstra como o poder está progressivamente se mexendo para essas extremidades. Com acessibilidade, comportabilidade, velocidade e aceitação por parte do ecossistema, vemos mais e mais empresas que oferecem estes serviços seguindo em frente.

Parece que esta é uma área onde até os mercados emergentes estão prontos para a inovação. Será que o Apple Pay vai potenciar a evolução do ecossistema de pagamentos na Índia?

Na verdade, esta mudança foi desencadeada pelos mercados emergentes, liderados pela África. É um caso de renovação inversa. Com o apoio de entidades reguladoras estabelecido, esta tendência vai ganhar mais terreno nos próximos anos. Na Índia, tais serviços já são oferecidos por empresas líder das telecomunicações, tais como a Bharti Airtel, através da Airtel Money, em parceria com a Infosys.

Nos fale sobre a carteira-móvel da Infosys: comparações, funções semelhantes, o estado das infraestruturas da tecnologia NFC na Índia.

No contexto indiano, a carteira-móvel está ganhando terreno com mais retalhistas a aderir ao serviço. Um ecossistema forte e complementar vai levar a tecnologia para o próximo nível nos próximo anos. Tendo em conta o uso limitado da NFC, em conjunto com o seu ainda imaturo ecossistema, a tecnologia vai atingir o seu pico antes de estar totalmente instaurada na Índia, quando comparando com países como a Coreia do Sul ou o Japão. A Infosys’ Finacle atribui ao dinheiro digital o poder de desbloquear novas fontes de receitas, aumentar o alcance de distribuição e fomentar a fidelidade dos clientes para com instituições financeiras, fornecedores de serviços de telecomunicações e retalhistas. A sua capacidade de gerir agentes utilizando canais digitais proporciona uma maneira eficiente em termos de custo-benefício de chegar até clientes mais remotos. Promove ainda a fidelização dos clientes proporcionando serviços como telefonia celular, internet e quiosque com a conveniência de não ser necessária qualquer transação em dinheiro.

© 2014, Newsweek, Inc. Todos os direitos reservados.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times