Connect with us

O luxo no Brasil

Published

on

Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

Está na moda dizer que luxo é ser simples. Mas para quem entende deste mercado, que no Brasil atravessa um período de crescente expansão, isto pode não ser uma verdade propriamente dita.

Quem busca produtos e serviços inseridos neste segmento está, na verdade, à procura de qualidade, exclusividade e tradição. Promover tudo isto e mais um pouco para agradar o consumidor final pode não ser tão simples assim. Para atrair e agradar as exigências de seu público, as marcas de luxo investem constantemente em novidades.

Além disso, a promoção de eventos exclusivos para clientes exclusivos também se mostra como uma excelente tática para fascinar e estimular o consumo neste seleto segmento, representado por uma maioria feminina, entre 26 e 35 anos.

Os homens representam aproximadamente 37% do mercado, e são mais atraídos pelos carros, propriedades, bebidas e itens de uso pessoal como relógios, enquanto as mulheres preferem investir em roupas e sapatos.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

No entanto, quando o assunto são eventos e serviços, a exigência é alta em ambos os sexos. Eventos bem planejados, com serviços de alta qualidade são peças-chave na hora da conquista deste consumidor.

Ainda nos dias de hoje, quando se fala em mercado de luxo, a referência se dá em relação às marcas de produtos especializados nos segmentos de vestuários, carros, cosméticos e perfumes. No entanto, existe uma diversidade de segmentos de luxo em crescente expansão.

As mulheres hoje em dia se preocupam em estar bem vestidas por inteiro. O segmento de lingeries e beach wear são exemplos de nichos empresariais cada vez mais presentes no mercado de luxo brasileiro.

Os serviços de luxo também representam um segmento em constante crescimento. Esteticistas, dentistas, cirurgiões plásticos, advogados, ou seja, profissionais liberais que enxergam na classe A, AA e AAA, seus potenciais consumidores.

Neste caso, o profissional deve se diferenciar não apenas por meio do serviço que presta, mas todo o ciclo do atendimento está inserido na análise e passa pelo crivo da classe mais exigente. O consumidor, neste caso, exige não apenas qualidade, mas prontidão, pessoalidade, presteza e o resultado pretendido.

O mercado de luxo no Brasil movimentou ano passado três bilhões de reais, representando um crescimento de aproximadamente 12% em relação ao ano anterior e um desempenho superior ao desempenho geral da economia brasileira.

Apesar das boas expectativas em relação a este segmento, o Brasil ainda representa apenas 1,4% do faturamento global. O que se vê é que novas empresas e novos profissionais liberais estão se posicionando de forma a oferecer produtos e prestar serviços de alta qualidade com foco em agradar este público seleto.

Por Ana Flávia Magno Sandoval

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times