O melhor do Brasil é o que mesmo?

Published

on

O melhor do Brasil é o que mesmo?

Nós temos a mania de dizer que o brasileiro é o povo mais trabalhador e hospitaleiro que existe. Eu me pergunto de onde tiramos essa idéia, se a grande maioria de nossa população nunca viajou ao exterior para saber como são os outros povos.

Costumamos dizer também que Deus é brasileiro. Isso explica o porquê do mundo ser tão mal-acabado e feito nas coxas.

Uma pesquisa detectou que apenas 25% dos brasileiros são capazes de ler dois parárafos e entender o que leram. O que é ótimo, porque eu posso usar esse texto para esculachar à vontade, que ninguém vai entender mesmo.

Outra pesquisa mostrou que 65% dos brasileiros acreditam que o maior culpado pelos estupros é a vítima que usa roupa provocante. Depois o instuto de pesquisa revelou que eram apenas 26%. E que 99% dos brasileiros não entendem absolutamente nada de matemática.

Nós temos uma lógica muito nossa: para nós, bandido é vítima da sociedade e a vítima é sempre culpada. O assaltante levou seu celular? A culpa é sua, por usar celular. O maníaco te estuprou?  A culpa é sua, por usar roupa curta e decotada. A banda É o Tchan voltou? A culpa é sua por botar a mão no joelho e balançar a bundinha.

Advertisement

Por outro lado, o crime mais hediondo que alguém pode cometer em nossas terras é o bullying. Por exemplo: se você faz piada com homossexual, deve ser processado. Mas se você linchar um homossexual quase até a morte, nada vai acontecer. Afinal, se você cometeu um crime, é porque você é uma vítima da sociedade. Lembra?

Nós devemos nos envergonhar de qualquer dinheiro que ganhemos trabalhando, afinal dinheiro ganho com suor do próprio rosto fica nojento e fedorento. Para nós, dinheiro bom é aquele que vem dos governantes: seja em forma de programas assistencialistas ou desvio de verbas públicas. Esse sim é dinheiro limpo, até porque já deve ter sido lavado várias vezes em algum paraíso fiscal.

Talvez sejamos o único país onde o resultado da seleção na Copa pode ter influência direta nas eleições. O que me leva a concluir que, por aqui, governante se escolhe é no chute.

Nós acreditamos também que o papel do estado é diminuir a desigualdade social da maneira mais simples e direta: tirando dos ricos e dando para os pobres. É mais ou menos como se a função do juiz de futebol fosse pegar a bola e marcar gols para o time que está perdendo, até que todos os jogos terminem em empate.

– Quem foi o campeão desse ano?

Advertisement

– Corithians, Palmeiras, Juventude, São Paulo, Flamengo, XV de Jaú, Santos, Ponte Preta, Ferroviária de Araraquara e Fluminense, que quase foi rebaixado, mas na verdade é apenas uma vítima dessa sociedade opressora e imperialista.

__________________________________________________________________________________________________________

José Luiz Martins. Humorista, publicitário e roteirista. Sócio da empresa Pé da Letra, de criação e produção de conteúdo. © 2014.

Advertisement

Trending

Sair da versão mobile