Connect with us

O mito sobre o TOEFL, exame de proficiência na língua inglesa

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Para quem tem o sonho de estudar no exterior, principalmente se for pra fazer uma graduação ou pós-graduação, é necessário possuir, na maioria das universidades, certificado de proficiência na língua, que é conseguido por meio de provas que testam as habilidades dos alunos. Um dos exames mais aceitos no mundo é o TOEFL, dos Estados Unidos, uma prova de inglês aceita em 9.000 instituições, em 130 países diferentes.

Essa prova testa as quatro áreas do conhecimento: fala (speaking), escuta (listening), leitura (reading) e escrita (writing). Existem dois tipos de exames: o TOEFL IBT, que é realizado via internet, e o TOEFL ITP, feito de maneira tradicional, no papel impresso, sem speaking e writing. Todos os anos, milhares de alunos recebem a aprovação na prova.

Apesar de trabalhosa, a prova, em si, não é difícil, segundo Fernanda Frattarola que dá aulas online para pessoas que querem passar no TOEFL IBT. “É comum ouvir estudantes reclamarem que a prova é muito complicada, quase impossível. Mas, na verdade, isso é um mito pregado pelos cursos de inglês e disseminado por pessoas mal preparadas que já fizeram a prova”, argumenta. Ela afirma que, se o indivíduo não estudar da maneira correta, treinando por meio de exercícios e aprendendo as estratégias para fazer cada seção da prova, fazer a prova é apenas uma perda de tempo. “Já ouvi gente falando que se garantia com seu próprio inglês e exercícios quaisquer encontrados na internet. Mas não é bem assim que funciona”, diz Fernanda.

A professora fala que fazer exercícios é uma ótima maneira de treinar o conhecimento, mas eles precisam ser oficiais. “Para garantir que as atividades são, realmente, da prova do TOEFL, o candidato deve procurar no site da ETS os simulados, como o Quick Prep, que é gratuito. Entretanto, recomendo sempre que meus alunos façam o Online Practice, que, mesmo sendo pago, garante a sensação de realidade da prova, pois cronometra seu tempo e dá um feedback ao final”, explica.

A profissional ainda complementa, dizendo que se a pessoa resolver fazer as práticas online sozinha pode acabar perdendo tempo e dinheiro. “Ter um professor especializado no TOEFL para corrigir as redações, exercícios de speaking e ensinar as estratégias é garantia de aprovação”, conclui.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times