Connect with us

O que esperar depois do NETmundial?

Published

on

IEEE se liga aos líderes mundiais presentes para influenciar o futuro da governança da Internet.

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional do mundo de normatizações tecnológicas dedicada a tecnologia avançada para a humanidade, reforça que abertura, transparência e inclusão no processo de normatização incentivam o sucesso contínuo da Internet. A organização esteve no NETmundial, o evento global sobre o futuro da governança da informação.

“O IEEE antecipa o potencial de crescimento das atuais tensões em torno da Internet”, observa o presidente de Marca. E enfatiza “está fortemente comprometido para mobilizar e apoiar suas comunidades locais e globais de profissionais técnicos e associados a construírem soluções tecnológicas avançadas que abordem questões de privacidade e segurança para restaurar confiança nas bases técnicas da Internet.”

“A internet é um fenômeno econômico e social que atinge bilhões de vidas em todo o mundo todos os dias e que tem criado uma nova cultura de quebra de fronteiras entre e-commerce, compartilhamento de informações e operações comunitárias” afirma o presidente de Marca. “Normatizações baseadas em consenso, desenvolvidas em um processo aberto, transparente e inclusivo, que garantem sua adoção de forma voluntária têm contribuído, e deve continuar contribuindo, para o sucesso dessa história”.

Advertisement

Por meio do IEEE-SA, o instituto recentemente divulgou um comunicado convocando “todos os stakeholders a apoiarem o caráter aberto e a integridade da Internet, assim como, a trabalharem em soluções e processos que restabeleçam a confiança dos usuários nas bases técnicas da Internet por meio de um modelo que englobe e concretize abertura, transparência e inclusão e as normatizações técnicas que refletem o paradigma OpenStand de um modelo multissetorial de construção colaborativa e consensual”

O instituto apoia os valores de uma Internet aberta e globalmente coerente. “Para atingir esse objetivo, as plataformas tecnológicas básicas precisam ser abertas, amplamente acessíveis e, acima de tudo, confiáveis.”, afirma Konstantinos Karachalios, diretor do IEEE Standards Association (IEEE-SA). “As pessoas precisam ser capazes de confiar na Internet. As noções de privacidade que nós temos em nosso dia a dia precisam estar refletidas e serem respeitadas no espaço cibernético também. Sociedades técnicas precisam avançar para atender a essas expectativas e garantir privacidade e segurança na Internet por meio de projetos técnicos.”

O IEEE está na vanguarda da internet desde seu início. No NETmundial, Vint Cerf, vice-presidente do Google e parceiro do IEEE, destacou que o IEEE publicou o primeiro artigo sobre protocolo de Internet em 1974. As normatizações do IEEE, tais como IEEE 802.3T “Standard for Ethernet” e IEEE 802.11T rede wireless (WLAN) (que habilita os produtos denominados “Wi-Fi®“), são partes fundamentais da base técnica da Internet, habilitando a transação de quase todos os dados nessa plataforma.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times