OpenStreetMap é um mapa que todos podem editar e utilizar livremente
Fundado em Londres em 2004, OpenStreetMap (OSM) é um projeto colaborativo que criou um mapa livre e gratuito de todo o mundo no qual qualquer pessoa pode editá-lo. A comunidade OSM tem dobrado a cada ano e já chegou a mais de 1,6 milhão de usuários registrados, com mapeadores espalhados por todo o mundo. Seu modelo de crowdsourcing publica e edita a cada minuto, resultando em mapas que são frequentemente mais detalhados e atualizados que mapas providos por grandes empresas.
Para preparar o mapa do OpenStreetMap para a Copa do Mundo, no dia 31 de maio às 8h acontecerá a Mapatona, uma maratona para a edição da carta geográfica das cidades-sede dos estádios que serão utilizados no evento esportivo. “É uma grande união de forças para melhorar ainda mais o nosso mapa. Estamos convocando os membros da comunidade OpenStreetMap Brasil e todas as pessoas que queiram conhecê-lo e nos ajudar nessa missão”, conta Arlindo Pereira, membro ativo da comunidade no Rio de Janeiro.
A facilidade desse projeto é que os participantes poderão fazer isso de onde quer que estejam. “Como a edição é realizada em um computador, não há a necessidade de reunir todas as pessoas em um lugar físico. Estaremos conectados pela internet, cada um ajudando com a área que mais conhece”, explica Vitor George, outro membro da comunidade de São Paulo..
Os interessados em participar da Mapatona devem se inscrever neste link http://goo.gl/tMkUyh. Mais informações emhttp://wiki.osm.org/mapatona