Todos os países, regiões e estados carregam em si características próprias que encantam seus habitantes e, também, turistas. Na gastronomia, por exemplo, Porto Alegre é a terra do churrasco e do bom chimarrão. São Paulo tem seu famoso pão com mortadela e Minas Gerais tem o melhor “cafezinho” e pão de queijo do país. Transformar essas regionalidades em um modelo de negócio de forma fidedigna não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação, padronização e profissionalismo.
Um bom exemplo é o caso da franquia Cherin Bão, que tem como missão levar um pedaço de Minas Gerais para todos os cantos do Brasil. Para isso, foi necessário passar por um processo de imersão no interior do estado com o objetivo de conhecer melhor as características que mais me encantavam e que mereciam ser disseminadas. Uma delas é a simplicidade que permeia toda a cultura da região, desde o vocabulário até a preparação de quitutes no fogão à lenha. Dessa forma, surgiu o conceito da Cheirin: trazer o charme do campo para cidade, através da simplicidade de um café gourmet coado.
Depois da imersão cultural, o segundo desafio na construção de uma marca é a formação de um modelo de negócio eficiente, baseado na qualidade e na excelência da gestão. Para tanto, alguns quesitos devem ser analisados com atenção como o estabelecimento de boas parcerias, os processos produtivos adotados e a capacitação dos profissionais envolvidos.
Sem dúvida alguma, grande parte do sucesso de uma franquia virá como resultado dos relacionamentos construídos com seus fornecedores, parceiros, empregados, etc. Valores como comprometimento, profissionalismo, qualidade e confiança são de extrema importância para a consolidação da marca.
Por fim, para garantir a padronização da franquia, a parte operacional do negócio deve se estruturar através de um sistema de gestão de informação. Todas as práticas adotadas pela empresa devem ser abordadas, incluindo informações sobre manuseio, preparação, apresentação e entrega do produto ao consumidor final. Para que tudo isso ocorra como o previsto, é imprescindível também investir na qualificação constante dos funcionários através de treinamento e acompanhamento.
São muitos os desafios a serem enfrentados tanto para consolidar uma nova rede de franquias, como para compartilhar e disseminar uma cultura ou ideia por todo o país. É necessário muito estudo, profissionalismo e foco para manter seu objetivo final sempre em evidência. Se eu posso lhe dar um bom conselho, sempre incentive seus clientes a não só consumirem seu produto, mas também a viver uma experiência com sua marca.
Por Thiago Samuel, um experiente executivo do setor de franquias e fundador do Cheirin Bão, pertencente ao Grupo TS Franquias.