Connect with us

Pesquisas mostram que apenas 5% da população brasileira fala inglês

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Pesquisas mostram que apenas 5% da população fala inglês e que, atualmente, 80% das entrevistas são feitas em inglês. No Brasil, apenas 8% das classes A e B fala o idioma.

Um profissional apresenta sólida formação, considerável experiência, vontade de aprender, diversos cursos e diversas qualificações, mas não tem inglês fluente. O mercado de trabalho no Brasil segue a tendência mundial. Mesmo quando consegue um emprego, o profissional que não fala inglês ganhará menos do que aquele que fala. Pesquisas apontam que esta diferença pode chegar a 65% em um cargo de supervisão. Se você conhece um amigo de qualquer outro país, a única língua que tem em comum é o inglês.

Há uma realidade clara: é preciso fomentar a potencialização do ensino da língua inglesa para transitar com maior competência na solução de problemas mundiais e no desenvolvimento do país. A capacidade comunicativa é chave num mundo globalizado e com fronteiras diluídas e precisa estar na agenda de prioridades da educação nacional.

Para falar sobre a importância da língua inglesa no mercado de trabalho, sugiro profissional Fátima Trindade, diretora executiva do São Paulo Open Centre, centro autorizado pela Cambridge English Language Assessment  para aplicação de exames de diversos níveis de proficiência da língua inglesa, está disponível para conceder dicas sobre o assunto.

Fazer uma certificação é se preparar para a comunicação em estágios crescentes de proficiência, ou seja, é estimular a pessoa a se desenvolver, a se aprimorar sempre, pois na atualidade, o nível de exigência necessária supera os níveis básicos aceitos no passado. A globalização, com a mobilidade e quebra de fronteiras trouxe a necessidade da comunicação universal na língua inglesa a patamares superiores.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times