Connect with us

Planeta está chegando a ‘ponto crítico’, diz presidente da Assembleia da ONU

Published

on

Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

O planeta Terra está chegando ao um “ponto de inflexão”, disse o presidente da Assembleia Geral da ONU, Sam Kutesa, convocando os líderes mundiais a tomar medidas urgentes a favor de um acordo climático que promova o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável durante as atuais negociações ambientais da vigésima Conferência das Partes (COP-20) sobre as mudanças climáticas, em Lima, Peru.

Kutesa enfatizou que as mudanças climáticas ameaçam a existência da humanidade. “Nosso planeta está aquecendo. A neve está diminuindo. Os níveis do mar estão subindo. As secas estão se tornando mais longas e mais frequentes. Enchentes e deslizamentos de terra estão aumentando”, disse.

A conferência de Lima pode representar um passo decisivo para atingir um acordo universal em dezembro de 2015. É necessário transformar os atuais modelos econômicos e sociais em economias que gerem baixas emissões de carbono e, finalmente, que não exerçam impacto climático.

O presidente da Assembleia Geral ainda elogiou o governo do Peru por sediar a COP-20, que teve início no começo de dezembro e vai até hoje. O objetivo é criar um novo tratado universal sobre a questão climática, que deve entrar em vigor no ano de 2020.

Fonte: onu.org.br

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times