
Caro (a) leitor (a),
Estou muito feliz por inaugurar este importante espaço na The São Paulo Times para dividirmos experiências e conhecimentos relacionados ao mundo esportivo e negócios. Espero poder contar com a sua participação para trocarmos opiniões e principalmente criarmos um canal direto para ajudarmos no desenvolvimento de projetos e iniciativas do nosso mercado esportivo. Vamos falar de iniciativas de empresas que apoiam modalidades, da importância de projetos de qualidade de vida, de negócios realizados no futebol e principalmente de temas que visam ampliar as oportunidades do esporte.
Neste meu primeiro texto gostaria de refletir a importância do desenvolvimento profissional dos gestores esportivos. Diz meu amado pai”:- Filho podem tirar tudo de você, menos a educação e o seu conhecimento!” Sabias palavras do Sr.Geammal que sempre me incentivou a ter atitudes focadas na ética, na disciplina e no conhecimento. Nos últimos anos, os assuntos nas colunas esportivas aumentaram muito com a chegada dos grandes eventos e com a expectativa do crescimento do mercado interno. Completo neste último mês quase sete anos militando no mercado esportivo e posso afirmar que temos ainda muito espaço para crescimento deste segmento como negócio. Visito muito clubes e um dos pontos que tenho identificado é a necessidade de ampliação do conhecimento dos profissionais neste segmento tanto para administrar, como para lidar com patrocinadores, como para treinar e desenvolver novos talentos. Claro que há clubes muito bem estruturados e com belos profissionais, mas o Brasil é uma potencia adormecida principalmente quando estamos fora do eixo Rio e SP. Sabendo desta necessidade de ampliação do conhecimento iniciei no ano passado um estudo dos melhores eventos no mundo para o ampliação do conhecimento para profissionais do esporte.
Destaco a Leaders Sport Summit que acontece nos dias 08 e 09 de Outubro de 2014 em Londres. Um evento que reúne 1.500 líderes da indústria de 40 esportes, 80 palestrantes de Classe Mundial e mais de 50 Países representados. Uma oportunidade para os profissionais do mercado esportivo brasileiro terem acesso as melhores literaturas e casos realizados no marketing e negócios do mundo. Pensando em oferecer esta oportunidade para o nosso mercado procurei os lideres da Leaders em Londres para propor uma parceria visando elaborar um projeto patrocinado para levarmos 20 executivos brasileiros do mercado corporativo e esportivo para conhecerem o evento. Uma ideia que visa incentivar as iniciativas de patrocinadores não apenas exporem as suas marcas nas camisas dos times para iniciativas institucionais. Precisamos desenvolver o mercado brasileiro através da ampliação do conhecimento e esta é uma grande oportunidade para marcas que estão afim de fincar esta bandeira. Sem o desenvolvimento dos gestores e formadores de opinião fortalecemos a miopia do nosso crescimento. Temos mercado, talentos e precisamos investir em estrutura e conhecimento. Não vou detalhar sobre todos os problemas da Copa e das Olímpiadas que estamos vivendo, mas posso afirmar que temos ainda muito poucos profissionais capazes e com conhecimento para ampliação dos resultados. O Brasil ainda carece de conhecimento e se os anunciantes despertarem por apoiar este pilar tenho certeza que no médio e a longo prazos podemos ter ainda mais orgulho do esporte brasileiro. Conhecimento de mais não faz mal a ninguém! Torço muito por isso!
____________________________________________________________________________________________________________
Rodrigo Geammal é Fundador e Diretor Executivo da Elos Cross Marketing, agência de marketing e comunicação 360º graus, que tem o entretenimento e o esporte como conteúdos estratégicos. Autor do livro “O Destino do Passageiro” e coordenador do Curso de Marketing Esportivo da Faap.